Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Como serão os negócios relacionados ao turismo no pós-covid?

por Ângela Candido - Orientadora educacional do Senac Tramandaí

Acredito que, como em qualquer negócio de atuação, não teremos uma resposta concreta ou uma receita mágica para esta pergunta. No entanto, temos de nos acordar para encontrar estratégias e ressignificar o mercado, o que não será diferente com o turismo. Então, como sugestão vamos falar um pouco aos empreendedores que atuam neste ramo, sobre a importância do marketing digital neste momento, lembrando que não consiste em apenas sair fazendo postagens em mídias sociais. O marketing digital deve ser assertivo e direcionado especificamente ao turismo pós-covid. 

Temos que compreender que o Turismo mudou, assim como o cliente também mudou, ou ainda podemos dizer que nós todos mudamos diante do contexto pandemia. Por isso, a tão falada transformação que passaremos, assim como o turismo, deve mudar a forma de comunicação e o produto. Enfim, o olhar para o cliente terá que ser outro. Não teremos, neste momento seguinte, um turismo de massa. Provavelmente, nem aos tão consagrados pontos que outrora assim o eram. Se falarmos de uma ressignificação do cliente, pensamos que o turista somente irá viajar para lugares onde se sentirá seguro e isso envolve informação, percepção e sentimento. 

Outro ponto importante a observar é a evolução do processo da pandemia. A medida que os números de contágios e mortes vão diminuindo, haverá uma ascendência na busca por viagens, visto que estamos chegando na época de final do ano. Neste momento é de extrema importância que os hotéis, pousadas, colônias de férias, entre outros, busquem juntamente ao Ministério da Saúde, informações para se adequarem às normas e procedimentos. É essencial criarem seus manuais de protocolo e, principalmente, treinarem suas equipes para que trabalhem duramente na segurança e bem-estar ao turista e, também, todos os pontos turísticos que são conveniados a seu estabelecimento seguirem o mesmo protocolo. 

Pensemos que nesses meses de pandemia, vimos o mercado do turismo um tanto adormecido. Contudo, é importante lembrar que o cliente está onde sempre esteve. Mas o que mudou, então? A forma de se comunicar com ele e de mostrar um ambiente muito mais seguro. Nunca foi tão importante conhecer o cliente na íntegra .  

Lembremos, quais empreendimentos de turismo estarão à frente no pós-pandemia? Aquele que conseguir flexibilizar mais, mostrar mais segurança,  personalizar o atendimento e, principalmente, inspirar o cliente, garantindo a melhor experiência da vida dele.    

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.