Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Ressignificando as responsabilidades do vendedor

por Angela Candido - Docente da área de Gestão do Senac Tramandaí

Em tempos de mudança, ninguém pode dizer que não está precisando de um “gás” em seus negócios. Vamos pensar no nosso empreendimento hoje. Como estão acontecendo as vendas? Você está satisfeito com o desempenho de seus vendedores? O cliente está satisfeito com o que você vem oferecendo a ele? Há um planejamento comercial no seu negócio?

Todos estes questionamentos devem percorrer a mente daqueles envolvidos com vendas, seja o gestor, o diretor, o vendedor, o cliente ou o colaborador. Não é em vão o slogan “somos todos vendedores” que tanto já ouvimos. O cliente pode ser, também, um grande vendedor de nossos produtos, claro, se conseguirmos fazer a mágica do encantamento para com ele.

No atual momento, o foco precisa também ser dado em aprendizado e adaptações. Nunca se falou tanto em se reinventar, transformar limão em limonada, construir equipes multidisciplinares que realmente acreditem e façam um atendimento diferenciado para a realização da venda, seja físico ou digital.  E quem faz tudo isso são as pessoas!

Fazendo uma retrospectiva, se percebe a construção de alguns mitos sobre vendas: “vende mais quem oferece mais”, “vendedores estão em todas as esquinas”, “a pessoa já nasce vendedor”. O mundo mudou, e já se sabe que o aprimoramento individual está relacionado às questões internas da empresa, como a cultura, a visão e as relações que nelas acontecem.

Saliento que a força de venda está proporcionalmente interligada a motivação do vendedor e, por isso, se ressalta a qualificação, investimento em treinamentos, inspiração na busca do sentido e propósito de ser vendedor e a busca de sua evolução constantemente. Com o aumento das vendas on-line, surgem questionamentos de como será o papel do vendedor em um futuro próximo. Podemos afirmar que, mais do que nunca, ele deve estar conectado ainda mais e se adaptar a jornada da digitalização.

Deixo aqui uma dica muito importante a todos os vendedores: o cliente já estava em transformação, agora o grande desafio é redescobrir quem ele vai ser no pós-pandemia.

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