Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

5 dicas para uma barba de sucesso

por Paulo Lima - Professor de Senac Tramandaí

A barba nunca esteve tão em alta como atualmente. Ela é uma moda que já foi e voltou algumas vezes, mas nunca esteve tão presente quanto agora. Tanto que ela se tornou objeto de desejo para muitos homens e é verdadeiramente cultuada no universo das barbearias.

Ter um a barba cheia, bonita e saudável requer alguns cuidados diários, mas nada que seja difícil ou complicado. Veja agora as cinco dicas que preparamos para você ter uma barba que lhe fará um homem cheiroso e charmoso, pois nada mais elegante que uma barba bem cuidada.

1- Defina o tipo e estilo: se você é um homem prático e que sente muito calor, será mais difícil se adaptar a uma barba longa e cheia, principalmente com a necessidade do uso de mascaras. Nesses casos, os modelos mais curtos e aparadinhos são bem-vindos, assim como o cavanhaque  bem recortado também pode ser uma boa opção.

2- Tenha bons hábitos de higiene: para ter uma barba sempre limpa e cheirosa, você deve usar, diariamente e no mínimo duas vezes ao dia, um shampoo próprio para a barba que irá limpar e hidratar os pelos Após o uso do shampoo e com a barba já sequinha, aplique uma mistura de balm e óleo. Isso irá deixar seus pelos limpos e hidratados.

3- Cuide da pele: para que sua barba cresça bonita e saudável, é muito importante que você cuide também da sua pele. Cuidados diários de limpeza com o uso de um sabonete próprio para o rosto e, em seguida, o tônico são essenciais para manter a pele viçosa e livre de oleosidade. Além disso, o uso de esfoliante facial de uma a duas vezes por semana vai liberar os poros e remover as células mortas, melhorando o aspecto geral da pele e evitando a foliculite, muito comum no pescoço masculino.

4 - A coceira não dura para sempre: entre as curiosidades sobre a barba que você precisa saber, essa talvez seja a que mais vai te tranquilizar. A coceira não dura para sempre! As primeiras semanas de crescimento dos fios são difíceis, mas acredite e confie que é apenas uma fase. O mês inicial realmente ainda é difícil para a sua pele, que tem cada vez mais fios finos crescendo e encostando nela, causando aquela irritação e incômodo que parecem que nunca vão passar.

5 - Adquira o produtos corretos para o seu tipo de pelo e pele: todo mundo já usou algum produto de forma errada e colocou a culpa na eficácia dele. Certamente você não leu o rótulo ou foi preguiçoso com a regularidade no uso de algo.

Se você não tem disciplina com o óleo, o balm e a pasta esfoliante, é provável que sua barba não se desenvolva da maneira correta. Até problemas como ressecamento, fios quebradiços e a coceira podem acontecer.

Para não vacilar, veja essas dicas:

Shampoo: os shampoos para barba tem um pH equilibrado e próprio para os pelos e pele do rosto, não ressecando  e trazendo um perfume mais suave que os xampus para cabelos.

Condicionador: para quem deseja uma barba sempre macia e alinhada, condicionador para a barba é uma ótima opção. Use pouco e apenas nos fios.

Balm: ajuda na hidratação e ressecamento dos pelos. Ótimo para finalizar a barba, deve ser usado apenas nos pelos e nunca na pele.

Óleo para barba: ainda mais hidratante que o balm, a mistura dos dois é excelente para as fases iniciais do crescimento dos pelos quando aparece aquela coceira de barba iniciando nos primeiros 15 ou 20 dias.

Pomadas: para quem curte um visual sempre alinhado, as pomadas para barba trazem aquele visual de moço bem-comportado alinhando os fios, tirando o frizz e abaixando os pelos espigados. O melhor é optar pelas pomadas mate por serem mais sequinhas e livre de óleo.

Siga nossas dicas e você terá sempre uma barba nota 10!

 

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018