Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Conectando a tradição

por Luis Soledade da Silva - Docente de Informática do Senac Tramandaí e Tradicionalista

É voz corrente entre os gaúchos e as gaúchas que o tradicionalismo é uma expressão autêntica da alma gaúcha e que a tradição reúne em si as várias vozes e etnias que construíram o Rio Grande do Sul e a nossa história. O que talvez não soubéssemos, é que esta mesma tradição tivesse um poder de resiliência e de adaptação tão grande, a ponto de refazer caminhos durante a caminhada, abrindo picadas onde a estrada parecia ter acabado. 

Nos aproximamos da Semana Farroupilha e do dia 20 de Setembro, época a qual nos acostumamos a celebrar e homenagear a cultura e a tradição. Desta vez, porém, isolados para preservarmos a nossa saúde e a do próximo, frente a uma pandemia que, ao invés de nos fazer fraquejar, nos movimenta ainda mais para abrirmos cancha! A tradição gaúcha conseguiu se reinventar neste momento adverso sem perder a sua essência, dialogando com as tecnologias e as redes digitais, para manter viva a chama da tradição e próxima de toda a nossa gente gaúcha. 

São várias as picadas abertas neste caminho! Ferramentas para webconferências, como o Google Meet, têm permitido às entidades tradicionalistas a realização de reuniões de trabalho de suas patronagens (diretorias) e conselhos de vaqueanos (conselhos fiscais). É o caso do PTG Bocal de Prata, que realizou até mesmo uma assembleia geral de sócios usando webconferência. Outra ação deste Piquete foi seu Galpão Virtual, organizado a partir do Google Sala de Aula, ofertando conteúdos e atividades voltadas à formação cultural das crianças e jovens das suas invernadas de danças. 

Apresentações culturais também não ficam de fora. As lives, transmitidas pelo Youtube e Facebook, têm sido ferramenta fundamental para que os grupos musicais das entidades permaneçam ativos, oferecendo música gaúcha de qualidade para o público conectado à internet. Notícias de lives tradicionalistas estão surgindo a todo instante, como as promovidas pelo CTG Estância da Serra, CTG Querência do Imbé e PTG Bocal de Prata. Durante as transmissões, as músicas são intercaladas por ações sociais de arrecadação de fundos ou de alimentos, fundamentais neste momento. Ainda no rastro das atrações musicais on-line, o MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho promoveu o Festival Cante e Encante o seu CTG, contando com apresentadores, jurados, concorrentes, shows, homenagem e plateia virtual. Tudo transmitido ao vivo pela internet. 

Os gaúchos e gaúchas são conhecidos pela fibra e força da sua alma. Construíram um estado e uma história com base nestes valores. Agora, demonstramos que também somos feitos de modernidade e capacidade de adaptação. Temos nossas raízes no passado, pés firmes no presente e olhos focados no futuro!

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018