Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Os Desafios do Mercado de Trabalho na Atualidade

por Viviane Dornelles Daronch - Formada em Letras com especialização em Ensino Aprendizagem de Línguas - Língua Espanhola

Na atualidade, muitos jovens começam a pensar mais cedo em possíveis profissões e sua inserção no mercado de trabalho. Contudo, a maior dificuldade que encontram é na definição de uma profissão porque, geralmente, faltam a eles informações precisas e orientação adequada para essa escolha. Por essa razão, muitos alunos, após iniciarem um curso superior, chegam à conclusão de que não era bem aquilo que imaginavam para a profissão escolhida e acabam por abandonar o curso.

Temos ainda a considerar que a lista de profissões hoje existente é enorme. Antigamente, havia somente profissões bem definidas e em menor número, como, por exemplo, Medicina, Direito, Magistério. Atualmente essas profissões têm várias especializações e muitas áreas novas de trabalho foram criadas baseadas principalmente na informática. Portanto, tornou-se mais difícil, saber qual rumo seguir.

Além disso, a maioria dos jovens de hoje valoriza mais a boa remuneração, o prestígio e o status social que a profissão escolhida poderá lhes proporcionar. Faz-se então necessário buscar informações sobre novas carreiras e os respectivos cursos, o que poderá ser feito por meio de entrevistas com profissionais da área, visitas às instalações desses cursos nas faculdades, entre outros. Neste sentido, o aluno poderá desenvolver seu autoconhecimento para saber quais são suas habilidades e potencialidades, bem como suas reais possibilidades de seguir essa ou aquela profissão.

Outro aspecto a ser levado em conta é que a concorrência nas profissões aumentou muito, exigindo cada vez mais a competência do candidato e sua qualificação profissional na área optada. Essa competência só será adquirida mediante real dedicação, vontade e interesse desse aluno. A formação dos recursos humanos tornou-se diversificada, com ênfase na solução rápida de problemas e no trabalho em equipe.

Além disso, é indispensável o conhecimento de, pelo menos, duas línguas estrangeiras. Também a tecnologia da informação influi muito na contratação de um profissional. A capacidade do profissional de adaptação a novas funções também será considerada por ocasião da entrevista. Além disso, o conceito de estabilidade no emprego e do salário garantido será cada vez mais raro. Será exigida a competência do profissional, sua capacidade de liderança, se for o caso de trabalho em equipe e bons conhecimentos das novas tecnologias de sua área de trabalho. Em resumo: o futuro profissional deverá estar bem preparado para enfrentar a concorrência e os desafios no mercado de trabalho.

Portanto, pode-se perceber que a escolha da profissão não deverá ser baseada apenas na vocação e na oportunidade de bom salário, que não é tudo. O importante mesmo é nos sentirmos felizes quando fazemos aquilo que amamos, porque, certamente, seremos bons profissionais e faremos jus a uma boa remuneração.

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018