Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Aos nossos Estudantes, aos nossos Jovens

por Lawrence Perufo de Ávila - Professor do Senac Gravataí

O ano de 2020 iniciou, para a maioria, praticamente igual a tantos outros. Não igual como uma cópia, mas, o que é mais preocupante, igual, sem novidades, sem brilho, sem perspectiva, só seguindo o fluxo que já acontecia, se deixando levar. Nós, como professores, carregamos conosco a pretensão, mesmo que suave como uma bruma, escondido como um segredo fundamental, acobertado como uma esperança infinita, a de que a educação vai mudar a vida dos jovens que trabalham conosco. É como, que se por um desejo mágico, a partir do dia 1º de cada novo ano, a vontade de fazer acontecer, de ajudar a iluminar os caminhos dos nossos jovens fosse profundamente renovada. 

Mas, é como vários escritores citam “ sempre tem um mas no meio” . Começou a pandemia aqui no Brasil, ao menos de forma mais divulgada, e a Vida de todos sofreu um grande impacto. Claro, as aulas e as escolas estavam e permanecem no núcleo deste turbilhão. Sabemos todos, que vários ficaram no caminho, não seguindo conosco e hoje avaliamos que, conscientes ou não, muitas vezes não, fazemos nossas escolhas. Alguns não fizeram escolhas, mas, por circunstâncias econômicas e de sobrevivência demitidos de suas empresas. Não é fácil, quando alguns não seguem no grupo e, acreditem, para nós professores é ainda mais. A nossa principal missão é acender essa fagulha que todos vocês possuem, lá dentro, e que precisa se transformar em uma grande chama que os impulsione para cima. E, em alguns, essa fagulha fica quase apagada por um tempo, mas ela permanece lá.

Nosso país, que agora lentamente na vontade de abnegados, começa a caminhar para voltar a crescer. Não para “voltar ao normal”, pois certamente podemos todos nos perguntar: que normal? O que é normal? Aquele “normal” é o certo e o digno a ser seguido? Quero acreditar que pode ser diferente para melhor e que o nosso país e o mundo vão precisar muito de todos nós e, mais ainda de todos vocês, queridos jovens, de várias idades, já que jovem é um estado de espírito.

Muitas vezes, a educação não é valorizada como realmente precisa e deve. Pesquisem, procurem! Nenhum país do mundo se desenvolveu sem elevar a educação no seu sentido mais amplo possível. Educação essa, desde a casa de cada um. Prezados pais, não desistam, lutem a batalha que deve ser empreitada. Por mais difícil que as vezes pareça, vamos somar todas as forças. Todo lar também é uma escola e façamos a nossa parte.

Vamos observar para aprender o desenvolvimento das profissões, formações e na seleção de profissionais para o mercado. Todos os setores estão separando e recrutando pela educação e formação. Na construção civil, a massa é misturada pela betoneira, o prumo e a linha de alinhamento já são conferidos por instrumento a laser e quem sabe usar? Pedreiro de apenas serviço bruto está ficando com menos trabalho. Na agricultura, os tratores e colheitadeiras têm caixa de câmbio eletrônica, GPS e mapeamento a laser para fazer o trabalho. Assim, o operador que sabe só “o mesmo” vai ficando com menos oportunidades.

Os recolhedores de lixo precisam ter o nível médio completo e, todos estão vendo, o recolhimento automático por caminhões coletores de containers. Na indústria em geral, as empresas estão, faz um tempo, adquirindo robôs. Eles não faltam ao trabalho e fazem qualquer tarefa. Quem vai fazer a programação e manutenção desses robôs? Desejo e acredito que serão muitos de vocês.

As vendas? São on-line também, até por mensagens gravadas, por programação com uso de algorítmos e as vezes sem nenhum contato humano. Até a limpeza e manutenção de ambientes e de equipamentos já são parcialmente automatizadas. Então é o fim? Em pouco tempo os humanos não encontrarão mais oportunidades? Sim, sempre conseguirão trabalhar, viver, só que de formas diferentes, inovadoras e criativas. 

Por isso, estudem! Não vamos encontrar trabalho sem alguma formação. Lembrando que devemos incluir a formação, a educação, a vontade, a dedicação e princípios!! Pois, o papel sozinho não consegue nada, absolutamente nada.

Estamos aqui, todos, por um motivo. E com todas as facilidades de uso de todos os meios digitais, muitas pessoas, criam blogs, canais, grupos em diversas mídias e postam só coisas ruins do nosso país. E isso é revoltante! A “síndrome de vira-latas” tende a nos jogar nesse buraco sombrio. Temos problemas sim, qualquer um sabe disso, mas também muitas qualidades. Pessoas honestas e boas. Não vamos acompanhar essa nuvem escura, oportunista e negativa que só fala mal do nosso povo e joga com suas fraquezas. Isso qualquer um faz e não podemos ser qualquer um. Sim, somos muito melhores do que alguns insistem em espalhar.

Há brasileiros, muitos, que nos trazem ótimos exemplos. Os voluntários que ajudam sem nada a receber, os pais, mães, avós, dindos, tios de todos vocês que batalharam para que hoje estejam aqui, agora. Vivendo, pulsando, não parados, não esperando. Sabemos, que para muitos, faltam forças, até fome passam, sentem o abandono e o desdém. E aí, entre passar fome e estudar, que caminho são levados a escolher? Então! Quem puder ajude, estimule, alimente e encoraje. Como disse e fez a Madre Teresa de Calcutá: “enquanto estiver vivo, sinta-se vivo, não viva de fotografias amarelas. Continue quando todos esperam que desistas. Quem não conseguir correr, trote. Quem não conseguir trotar, caminhe. Quem não conseguir use uma bengala, mas nunca se detenha.” 

Nós acreditamos em vocês e nas suas escolhas. Vamos trazer junto conosco sempre essa idéia: as escolhas. Acreditem na capacidade de cada um e façam. Todos são abençoados para fazer o bem, para ajudar e para brilhar. Para encontrar a tão falada Felicidade ( ela já pode estar ao teu lado). Trabalhem para isso ! Estudem para isso e realizem! Vou insistir: nós acreditamos em vocês !

Lawrence Perufo de Ávila

Graduação em Pedagogia e pós-graduado em Orientação Educacional e Administração Escolar 

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.