Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Cultura e Clima Organizacional

por Suzana Moor Santos - Professora do Senac Gravataí

Muito se fala sobre a importância de um clima organizacional favorável no alcance dos objetivos das empresas, mas, ainda que existam esforços contínuos por parte dos profissionais de Recursos Humanos, é necessário compreender que os gestores possuem um papel fundamental nesse aspecto. A maioria das organizações tem missão, visão e valores definidos, mas, muitas vezes, esses componentes da cultura organizacional não são compartilhados com os colaboradores de forma clara ou de forma a permitir que todos possam sentir-se pertencentes à essa cultura. A missão é a “razão de ser” da organização, é aquilo que nasce com ela. A visão é onde a empresa quer chegar e os valores referem-se aos princípios da organização. É o conjunto de valores, normas, crenças e padrões que definem a maneira de pensar, sentir, perceber e agir de um grupo. Isso é a cultura organizacional.

Pesquisas de clima organizacional são ferramentas de extrema importância para identificar onde é possível melhorar, onde as estratégias estão dando certo e quais planejamentos de ação são coerentes com a realidade da organização para que os objetivos sejam atingidos. A identificação dos colaboradores com a cultura da empresa contribui significativamente para que esta tenha consistência. Uma pesquisa de clima permite compreender como se dão as relações de poder, crenças, mitos e costumes, aquilo que já se tornou cultural. Uma cultura favorável contribui para o bem-estar individual e coletivo. Colaboradores satisfeitos produzem mais.

Para que o RH estratégico obtenha sucesso nesses aspectos, é necessário que líderes e gestores estejam alinhados a eles, pois a cultura organizacional é parte comum do processo de administração.

Já é naturalizado que funcionários decorem missão, visão e valores para auditorias, sem compreender a real importância de incorporar estes conhecimentos para a sua vida e desenvolvimento profissional.

Certamente, pertencer à uma instituição como o Senac Gravataí, certificada pelo Great Place To Work (consultoria global que apoia organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação), não faz diferença apenas na vida profissional dos colaboradores, sejam eles do setor administrativo, financeiro, marketing, pedagógico ou serviços gerais. Mas, com certeza, faz a diferença na vida dos alunos, que são formados por profissionais que compreendem a importância de uma cultura e clima organizacional de qualidade, de uma gestão participativa, compreensiva e atuante.

O Senac Gravataí oferece cursos de gestão em diversas áreas, ministrados por profissionais altamente qualificados e que possuem a capacidade de transmitir valores que vão além do aspecto profissional, pois estes podem ensinar a importância da sensação de pertencimento, de alinhamento, acolhimento e desenvolvimento.

No Senac Gravataí, compartilhamos de todos os valores da organização. Nossa visão é alinhada aos objetivos e a missão do Senac, “Mudar Vidas”, já faz parte de nós!

 

Suzana Moor Santos

Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos – Unisinos 2019\\2

Licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Literatura – Ulbra – 2020\\1

Pós-graduanda em Psicopedagogia Institucional – Uniritter

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.