Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Depois que tudo passar: dicas do que fazer para recuperar o pique e movimento dos negócios

por karine Mikele Lemos Pereira Gomes - Professora do Senac Gravataí

Segundo o filósofo Leandro Karnal, três fatores aceleram a história: guerra, revolução e epidemia. "O primeiro fator de uma epidemia, guerra ou revolução é acelerar processos que já estavam em curso. Essa é uma mudança irreversível”. Especialistas dizem que o Brasil levará, aproximadamente, dois anos para recuperar a economia, devido a pandemia do Covid - 19. Sendo assim, precisamos adaptar nossos negócios à nova realidade. Mas como recuperar o pique e o movimento nos negócios?

As empresas de praticamente todos os segmentos estão sendo afetadas por esta pandemia. Por isso, uma forma de recuperar seus negócios é atuar de forma colaborativa. A palavra colaboração deriva do latim com e laborare e significa trabalho em conjunto. Uma definição simples, objetiva e comumente aceita é oferecida por Vreede e Briggs (2005): “articulação de um esforço comum em direção a um objetivo”.  Todas as empresas estarão em busca de objetivos comuns: recuperar o movimento, superar a crise financeira, manter e conquistar novos clientes, entre outros. Portanto, a atuação de forma colaborativa deve ser uma das possibilidades mais promissoras para retomar os negócios. Estas parcerias podem ser feitas com empresas de áreas afins, áreas complementares e até mesmo do mesmo seguimento. Uma padaria pode divulgar em suas embalagens o restaurante próximo e este pode em suas mesas disponibilizar folder de divulgação da padaria. Eventos promocionais realizados pelos comércios de uma mesma região também podem ser uma boa alternativa para atrair clientes e atuar de forma colaborativa. Desta forma, somando esforços, todos saem ganhando.

Outro meio de fomentar o pique dos negócios são as vendas on-line. Durante o isolamento social, muitos consumidores que não estavam acostumados a realizar compras pela internet, não tiveram outra alternativa. Com isso, as vendas on-line, para muitos, deixou de ser algo ruim. Este nicho de mercado ganhou uma ampliação e é preciso que, mesmo aqueles negócios que não utilizavam esta ferramenta, comecem a utilizá-la como forma de maximizar o movimento de seus negócios.
Conversar e entender quais são as novas necessidades dos clientes é igualmente importante. As mudanças ocorrerão não só no mundo dos negócios, mas da mesma maneira na forma de pensar, viver e consumir. Por isso, o relacionamento com os clientes será fundamental para saber se o seu negócio está atendendo as expectativas dos clientes.

Só com atitudes diferentes você conseguirá novos resultados. Avalie todas as dicas que receber e coloque em prática as que forem mais adequadas ao seu negócio. O importante é estar preparado para depois que tudo passar!
 

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018