Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Os celulares ameaçam a existência da profissão na área?

por Rico Noschang - Professor do Senac Gravataí

Uma pergunta é recorrente no ramo fotográfico: os celulares ameaçam a existência da profissão na área?

O fato é que nunca se produziu tantas imagens como nos dias de hoje. São trilhões ao longo de um ano (a indústria apontou que a quantidade de fotografias geradas no ano de 2017 ultrapassou a marca de um trilhão). Evidente, que a ferramenta mais usada para isso é o smartphone. Todos carregamos, diariamente, um celular com câmera conosco, que está disponível a qualquer instante que se deseje capturar uma imagem.

O hábito de compartilhar estas imagens em redes sociais é o grande gatilho para este volume tão grande de produção de fotografias. Redes sociais como Facebook, Instagram, Whatsapp, entre outras, são amplamente responsáveis por este consumo.

Muitas pessoas pensam que isso prejudica o ramo fotográfico, entretanto podemos ver esse movimento de outra forma: o celular da câmera popularizou a captação fotográfica, criando interesse de muitos entusiastas em se aprofundar na área. É notável a crescente busca por cursos de fotografia, bem como o surgimento de escolas, palestras, cursos virtuais etc.

Sebastião Salgado, um dos maiores fotógrafos do Brasil e do Mundo, previu o fim da fotografia com o uso massivo da fotografia por meio dos smartphones. Posteriormente a esta declaração, Salgado recuou em sua opinião, em entrevista à Reuters. “Não acho que esteja em perigo, pensei assim em algum momento, mas estava errado e retiro o que disse”, afirma o fotógrafo, que ainda diz que a fotografia tem um longo futuro pela frente.

O debate sobre o tema é amplo e divergente. A fotografia tem o poder de eternizar uma lembrança que a nossa própria memória um dia pode esquecer. Uma imagem de cotidiano para rede social é efêmera, ela tem uma validade de representar o seu cotidiano, mas sempre haverá um dia mais especial, tal como um casamento, uma formatura e, com isso, a necessidade de um bom profissional para documentar este momento se faz fundamental.

A fotografia passa por transformações ao longo de sua história, muda-se a tecnologia, a forma de consumi-la, mas nunca deixaremos de nos admirar com uma bela imagem.

 

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Você só tem

para mudar de vida e ainda economizar!