A educação o mercado de trabalho e a Atuação do Técnico em Segurança do Trabalho
por Darvin de Souza Flores
O processo educativo e o mercado de trabalho sempre estiveram relacionados, no principio de uma forma simples, evoluindo para formas mais complexas e metódicas, acompanhado a evolução das relações de trabalho, dos processos produtivos e das tarefas a serem realizadas.
Na idade média, onde o processo produtivo dava-se de forma artesanal, o preparo profissional consistia em um legado familiar, onde a profissão do pai era passada para o filho, sucessivamente por gerações.
Com o advento da industrialização, ocorreu uma mudança brusca nos processos produtivos, mas mesmo assim a formação do trabalhador não tinha muita importância, pois nesta fase da industrialização, o que contava era a força física, a saúde e a docilidade do trabalhador.
O avanço tecnológico ligado ao sistema produtivo é que fez com que novas modalidades de profissões aflorassem, com elas surgem às exigências de um conjunto de saberes próprios para o bom desempenho das mais diferentes atividades laborais.
Na atualidade onde a máxima é produzir com qualidade, baixo custo, segurança, de forma sustentável, preservando a saúde e a qualidade de vida do trabalhador, cada vez mais o mercado de trabalho necessita de profissionais bem preparados através de cursos nos mais diferentes níveis de conhecimento e formação.
A unidade disponibiliza atualmente o curso Técnico em Segurança do Trabalho, uma área cada vez mais exigida pelo mercado, as empresas obrigatoriamente necessitam deste profissional. O que este profissional faz? Ele atua em todas as esferas da sociedade onde houver trabalhadores.
- Inspeciona locais, instalações e equipamentos da empresa, observando as condições de trabalho, para determinar fatores e riscos de acidentes; estabelece normas e dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações e verificando sua observância, para prevenir acidentes.
- Comunica os resultados de suas inspeções, elaborando relatórios, para propor a reparação ou renovação de equipamentos e outras medidas de segurança.
- Investiga acidentes ocorridos, examinando as condições da ocorrência para identificar suas causas e propor as providências cabíveis;