Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A importância dos cursos técnicos e profissionalizantes no desenvolvimento do profissional

por Daiane Lippert Tavares - Docente

O mercado de trabalho vem em crescente mudança nos últimos anos. Novos perfis de consumidores, avanço tecnológico e a globalização resultaram em transformações nas organizações e também no tipo de profissional que as empresas procuram. O mercado atual exige um profissional proativo e em constante mudança. Pessoas que desenvolvam novas competências, além de um perfil analítico e colaborativo.

Dentro desse contexto, as competências mais buscadas por recrutadores na atualidade são: boa capacitação, experiência profissional, flexibilidade, saber trabalhar em equipe, possuir uma enorme competência emocional, adaptabilidade e proatividade, além de estar constantemente atualizados em relação aos avanços tecnológicos.

Ao analisar o mercado, podemos observar que profissionais especialistas em uma única área estão voltando aos estudos em busca da ampliação de seus conhecimentos e atuação, tentando suprir outra característica do mercado atual: a adaptabilidade a mudanças constantes. Cursos técnicos e profissionalizantes tem ganhado destaque nesse cenário. Com metodologias ativas, e uma duração mais curta, esses cursos estão conquistando um grande espaço no mercado, tanto para profissionais com formação básica quanto para profissionais já graduados, que buscam se manter competitivos no mercado de trabalho.

O objetivo dos cursos técnicos e profissionalizantes é formar profissionais capacitados para o dia a dia das organizações, ou seja, para as práticas do setor onde aquele colaborador está inserido na organização. Para isso, a aposta desses cursos é investir em um ensino com metodologias dinâmicas, práticas e eficientes.

O mercado busca por pessoas que se desafiem, com busca de conhecimentos constantes e que não tenham medo de desenvolver novas habilidades e competências, abrindo espaço para novas formas de pensar e ultrapassando seus limites de raciocínio rápido. Para as organizações, o desenvolvimento constante de competências pessoais e profissionais se faz cada vez mais importante. Dentro de um cenário cada dia mais competitivo e desafiador, manter-se atualizado é um fator primordial para um bom profissional.

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018