Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Mix de estampas

por Nicele Branda

A moda nunca esteve tão plural e, dentro dessa perspectiva, algo que tem me chamado a atenção são as estampas. Lembro-me de alguns guias de estilo, dos anos 90, início dos anos 2000 onde misturar estampas era ferrenhamente banido, no máximo florais miúdos com listras ou outras padronagens bastante discretas. 

Inicialmente usada em tapeçarias (pude ver fragmentos que datam de 200a.C. no Museu Copta do Cairo), as estampas tiveram seu uso direcionado ao vestuário a partir da primeira Revolução Industrial com a mecanização dos processos e otimização dos corantes. De lá para cá, se tornaram populares e de larga aplicação. 

Ainda nos anos 50, a Dior lançou uma coleção toda em animal print, que teve seu uso disseminado nos anos 80 e hoje considera-se uma estampa clássica. Nos anos 60, as estampas étnicas dividiram espaço com o xadrez vichy, e o flower power tomou conta dos anos 70. A padronagem xadrez (muitas inspiradas nos clãs escoceses), por influência do Grunge foi difundida e muito utilizada nos anos 90. A partir da virada do Século XXI percebemos uma profusão de estampas, estilos totalmente diferentes convivendo em harmonia (mas nunca misturadas no mesmo look). 

Alguns estilistas mais autorais, vinham propondo pontualmente, misturas de estampas nas últimas estações. Passado o estranhamento inicial (sim, é uma das lógicas da moda, causar até ser assimilada), diversas marcas apostaram nessa tendência. Independente do poder aquisitivo, pois temos peças com mix de estampas em marcas populares, de fast fashion até designers e coleções assinadas foram lançadas para o Verão 2019 e já estão nas vitrines. 

Motivos da fauna se mesclam com op art, plumas e animal print em um patchwork de motivos na mesma peça. Estampas figurativas com fundos abstratos, arabescos e linhas retas. Grafismos e geométricos, harmoniosamente combinados com florais. Tem para todos os gostos e estilos, experimente! 

Serviços da faculdade
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018