Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Estratégias x Cultura da Empresa

por Stanley loh -

Normalmente se diz que “a cultura come a estratégia no café da manhã”. Isto significa que as empresas e pessoas fazem planos de como algo deve ser feito, mas aí outras pessoas acabam frustrando estes planos porque não fazem as coisas, ou porque não fazem direito, ou porque não querem fazer, ou porque pensam que devia ser feito de forma diferente. E aí a estratégia ou plano acaba logo no início. 

Pois bem, o contrário também pode acontecer. A (falta de) estratégia mata a cultura de cansaço no final do dia. Imagine uma empresa onde há pessoas motivadas, proativas e competentes que querem fazer melhorias e inovações. Mas a empresa não ajuda. Ou seja, a empresa não possui processos, infraestrutura, planos, metas ou objetivos estabelecidos para que a melhoria ou inovação aconteça. As pessoas motivadas tentam convencer outros; fazem planos, orçamentos, pareceres, diagnósticos e passam para seus superiores. Estes, por inúmeras razões possíveis, não “compram a ideia”. E as informações não seguem adiante. A mudança não acontece. 

A pessoa motivada faz isto uma vez, duas vezes, mais vezes. Mas chega uma hora que ela desiste. Ela acaba entendendo que a estrutura da empresa não ajuda a levar adiante ideias de melhorias e inovações. A conclusão é que este talento proativo acaba saindo da empresa ou acaba “achatado”, entrando na engrenagem ou fazendo parte do fluxo e desistindo de sugerir mudanças. Ou seja, a cultura de inovação e melhorias morre depois de um tempo, depois de tentativas frustradas, porque a empresa não possui estratégias para levar as ideias adiante. 

Outro problema entre cultura e estratégia é quando a empresa se desvia dos objetivos e missão. A estratégia pode ser boa, mas as táticas ou a operacionalização acabam não condizendo com a estratégia. 

Você conhece o filme "Jerry McGuire, a grande virada"? No início deste filme, o personagem do Tom Cruise está desgostoso com os rumos da empresa, que está se desviando da missão original. Então ele faz um documento durante a noite sugerindo a volta às origens, e entrega para todos funcionários. Quando ele chega na empresa de manhã, depois que todos leram, é aplaudido. Mas todos sabem que ele seria demitido. 

Tempos atrás eu fiz um trabalho de consultoria para uma empresa de varejo sobre relacionamento com clientes. Uma das coisas que fizemos foi revisitar os valores que a empresa tinha definido no seu planejamento, e propor formas de praticar estes valores para melhorar o relacionamento com os clientes. Quando os Diretores leram o relatório final disseram: "Nossa!!! como nossos valores são bons. Mas havíamos esquecido deles". 

A cultura pode comer a estratégia no café da manhã e a falta de estratégia pode matar a cultura. Mas a estratégia que sobrevive até a noite, e depois nos dias seguintes, pode se desgastar aos poucos se não for praticada. No fim do ano, a empresa não sabe mais por que existe. 

Serviços da faculdade
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018