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Artigo

Presencial ou a distância? Desafios e oportunidades na graduação superior

por Elza Maria Pilz

As grandes transformações sociais, os novos ritmos de trabalho e de vida têm exigido dos indivíduos do século XXI novas competências técnicas e comportamentais. É preciso aprender a aprender e ter autonomia intelectual para participar ativamente da construção do conhecimento e adaptar-se a uma sociedade globalizada e multicultural. Desta forma, na educação não deve ser diferente, é imprescindível que se acompanhe as mudanças na sociedade. 

A evolução tecnológica incorporada as melhores práticas de ensino-aprendizagem vêm contribuir para a formação de melhores cidadãos e trabalhadores mais preparados para os desafios contemporâneos. O caráter inclusivo da educação a distância (EAD) permite o acesso à educação para alunos que de outra maneira, seja por questões geográficas, seja por questões socioeconômicas, não estariam estudando, principalmente na educação superior. 

O uso inovador da tecnologia aplicado à educação e, mais especificamente, à educação a distância, deve estar apoiado em uma filosofia de aprendizagem que proporcione aos estudantes a oportunidade de interagir, de desenvolver projetos compartilhados, de reconhecer e respeitar diferentes culturas e de construir o conhecimento. O conhecimento é o que cada sujeito constrói - individual e coletivamente, como produto do processamento, da interpretação e da compreensão da informação. É, portanto, o significado que atribuímos à realidade e como o contextualizamos. 

O foco da educação superior nas inúmeras combinações possíveis entre presença, presença virtual e distância, é o desenvolvimento humano, em uma perspectiva de compromisso com a construção de uma sociedade socialmente justa. O modelo pedagógico dos cursos em EAD não diverge do modelo de um curso presencial nos aspectos pedagógicos, entretanto, é preciso estar atento para que a instituição possua estrutura administrativa e de tecnologias de informação e comunicação, atendendo com excelência as necessidades peculiares da EAD. 

A tecnologia traz novos desafios pedagógicos para as universidades e escolas. Os professores precisam aprender a gerenciar vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora. Espera-se que os cursos ofereçam recursos digitais para complementar o aprendizado em sala de aula, como conteúdos online, fóruns e videoconferência. Estas atividades se ampliam a distância, nos ambientes virtuais de aprendizagem conectados à Internet e se complementam com espaços e tempos de experimentação, de conhecimento da realidade, de inserção em ambientes profissionais e informais. 

É fundamental planejar e flexibilizar no currículo de cada curso o tempo e as atividades de presença física em sala de aula e o tempo e as atividades de aprendizagem conectadas, a distância. Daí a importância da educação superior ser baseada em um projeto pedagógico e em uma organização curricular inovadora, que favoreçam a integração entre os conteúdos e suas metodologias. 

Presencial ou a distância, é fato que, em pleno século XXI, os professores ou tutores devem estar preparados para interagir com uma geração mais atualizada e mais informada, com acesso instantâneo à informação e facilidade para buscar conhecimento por meio da tecnologia colocada à sua disposição. Os procedimentos didáticos, nesta nova realidade, devem privilegiar a construção coletiva dos conhecimentos mediados pela tecnologia. 

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