Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Por que cursar uma faculdade?

por Aline de Campos

A diversidade de possibilidades de obtenção de informação, de plataformas, fontes e canais alternativos, faz parecer que todo o saber está sempre a nosso alcance. Sobretudo na área de Tecnologia da Informação, crescem as alternativas de estudo em cursos, materiais online e outros recursos interativos. Mas, num cenário com tantas ofertas de informação, o quanto é realmente transformado em conhecimento? 

O consagrado pesquisador da área de Informação e Comunicação, Pierre Lévy, aborda em seus estudos os processos de ensino e de aprendizagem colaborativa, centrando-se nas características da inteligência pessoal e seu papel na inteligência coletiva. Para ele a educação deve ser social, colaborativa e emocional. 

Neste ponto, ressalta-se a importância de cursar uma faculdade. Para além das informações que podem ser obtidas nas mais diversas fontes, o ambiente acadêmico pode estimular as novas competências que passam por autogerenciamento de atenção e a habilidade de acumular, avaliar, selecionar e classificar informação, aprender a organizar sua base de dados e gerar informação com pensamento crítico, ou seja, desenvolver conhecimento. 

Indo ao encontro disso, o filósofo Umberto Eco já dizia "uma das grandes funções da universidade no século XXI é colocar as pessoas no mesmo espaço". Os contatos, as vivências diferentes, as possibilidades de atividades oferecidas, tudo isso faz com que se vá além de uma formação de competências técnicas, mas sobretudo de competências humanas fundamentais para um raciocínio analítico, contextual e empático, características tão necessárias na realidade de hoje

Serviços da faculdade
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018