Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Marketing... o que é marketing?

por Carina Pasqualotto

É muito comum ouvir as pessoas falando “como é importante trabalhar o marketing da empresa”, “o marketing da minha empresa é terceirizado para uma agência de propaganda”, “tal empresa investe milhões em marketing utilizando propaganda na televisão em horários nobres, ou em mídias digitais, ou em patrocínio em eventos, ou em promoções...” Muitas vezes ouço comentários como esses e fico calada. 

Em outros momentos me limito a dizer que o significado da palavra marketing é muito mais amplo do que se imagina. Em outros casos me vejo tentando dar uma miniaula sobre o que é marketing, que é a minha verdadeira vontade. Mas mesmo quando me limito a dar uma risadinha a um comentário desses ou falo que marketing é muito mais amplo do que se imagina, existe uma inquietude dentro de mim. Uma enorme vontade de gritar que marketing não é só propaganda, que marketing não é só a comunicação da empresa. 

Marketing é muito mais que isso. Pode e deve ser aplicado em qualquer empresa, negócio, ideia ou marca, seja de produtos ou serviços. As empresas que trabalham com orientação para o marketing, possuem o cliente como foco. A satisfação do cliente e atender suas necessidades é o que importa para a empresa. Aí, logo surgem os comentários e questionamentos: “é fácil pensar assim, mas quero ver no final do mês o atingimento das metas de vendas... e a rentabilidade da empresa como fica”. Exatamente pensando nisso, é que as empresas que possuem uma orientação para o marketing obtêm sucesso. 

É por meio de um bom atendimento, da satisfação do cliente, do atendimento das necessidades do cliente, é que este cliente vai colocar a mão no bolso, pagar para adquirir os produtos e serviços daquela empresa, gerando o retorno financeiro desejado. Além disso, vai retornar e continuar comprando, vai indicar para amigos (fazendo a conhecida comunicação boca-a-boca). Isso sim vai garantir a sobrevivência da empresa no mercado e continuidade da organização. Ao contrário da empresa com visão curta. 

Por isso, empresas, olhem mais para seus clientes, vejam que soluções podem oferecer, diferenciem-se dos concorrentes e cuidem com carinho dos seus clientes, pois eles são seus bens mais preciosos. 

Serviços da faculdade
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018