Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Criatividade vem de algum lugar?

por Daniela Pedroso - Docente da Faculdade Senac Porto Alegre

Quando falamos em criatividade parece que ela vem de algum país muito distante. Em alguns momentos até parece conto de fadas, com uma lição, do tipo: e conseguiram ser criativos, menos aqueles que não se comportaram. Que tal mudar esse final?

Ela vem sim de um lugar maravilhoso: nossa vida. E quanto mais alimentamos essa vida com experiências ricas, sabores novos, destinos inusitados, conversas e leituras diferentes, ampliamos nosso potencial criativo.

É assim, todos nós temos um potencial criativo. Ele corresponde à nossa capacidade de solucionar problemas. Mas só conseguimos mais alternativas quando temos um repertório maior, como se tivéssemos várias portas com caminhos diferentes e quanto maior o repertório, mais portas se abrissem. Ou seja, não tem fórmula mágica, a história e todas as pesquisas nos mostram que a criatividade depende de um ambiente criativo e um estímulo a ampliação da bagagem que carregamos em nosso cérebro.

Existe uma pesquisadora muito especial chamada Teresa Amabile (1996) que trouxe uma grande contribuição. Ela explica que existem fatores cognitivos, motivacionais, sociais e de personalidade que influenciam no processo criativo. É importante que eles estejam em interação e articulados. Precisamos olhar para todos eles e reconhecer quais necessitam de mais investimento para que impulsionem nossa capacidade de solucionar problemas.

Serviços da faculdade
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018