Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Dois dias de interatividade, comunicação e conhecimento

por Aline de Campos - Mestre em Comunicação e Informação na linha de pesquisa Informação, Tecnologia e Práticas Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

O Festival de Interatividade e Comunicação (FIC17) aconteceu nos dias 5 e 6 de outubro e teve como tema a "Economia da Experiência", com foco em três assuntos: Technology Experience, Design Experience e Brand Experience. O evento foi promovido pela ABRADI-RS (Associação Brasileira dos Agentes Digitais - Regional Rio Grande do Sul), juntamente com a SEPRORGS (Plataforma de Negócios Digitais do RS).

A abertura do primeiro dia de evento ficou por conta do professor Silvio Meira, fundador do Porto Digital e do C.E.S.A.R, dois importantes centros tecnológicos de Recife. A palestra "Sinais do Futuro Imediato" foi cheia de conteúdos e reflexões sobre o histórico da evolução tecnológica, a influência da internet das coisas (e internet de tudo) no nosso dia a dia, do entendimento de algoritmos como diferencial competitivo e da necessidade cada vez maior do envolvido de tecnologia, indivíduos, negócios e políticas públicas.

Depois, Luciana Bazanella com sua palestra "Megatrends!" apresentou cinco macro tendências a partir de seus estudos teóricos, práticos e aplicados e sua experiência nos maiores eventos de inovação do mundo, entre eles o SXSW (South by Southwest Conference & Festivals). Luciana falou da necessidade de pensar no impacto social e propósito de campanhas, a quebra de narrativas hegemônicas em ascensão no contexto atual e a necessidade de representatividade. Ao levar em consideração o caráter efêmero das publicações em redes sociais, onde a experiência se mostra maior do que o conteúdo, viver o presente é o principal desejo. Além da percepção da realidade alterada pelas tecnologias, onde se passa uma visão algorítmica da vida e um colapso de fronteiras geográfica. Por fim, a palestrante apresentou o foco no "eu-maior", onde influência e necessidade de personalização são os guias.

Pierre Mantovani com a palestra "Meaningfull Marketing x Branding Experience" apresentou um retrospecto da concepção, organização e produção da Comic Con Experience (CCXP), realizada anualmente em São Paulo, bem como a evolução do evento ao longo dos anos. Além disso, apresentou o sensacional evento Game XP que foi realizado dentro do Rock in Rio deste ano com o que há de mais moderno em termos de jogos eletrônicos e experiências sensoriais e de imersão virtual.

Para encerrar a tarde, Fred Gelli encantou com a sua palestra "A Inteligência Artificial Mimetizando a Inteligência Natural". Em um mundo com tanta informação e estímulos o desafio é ser relevante e estimular um engajamento orgânico. Ao observar a natureza e como esta cria o engajamento entre os diversos seres vivos, pode-se chegar a boas considerações sobre como criar armadilhas sensoriais e desejo através de soluções inovadoras e experiências incríveis.

A abertura do segundo dia foi com o visionário de renome mundial, Brian Solis. Por vídeo, seguida de uma sessão de perguntas e respostas, ao vivo, diretamente de Los Angeles, em sua palestra "X: The Experience When Business Meets Design", Solis falou de diversas dimensões da experiência de consumo, através de Brand Experience que se ocupa de engajar e conectar pessoas em um nível pessoal e emocional, da própria marca e de Customer Experience com atenção ao engajamento no ciclo de vida do consumo. Segundo o palestrante, a experiência é sempre sentida e interpretada e poderá ser mensurada unicamente pela reação causada, se transformando em memória ruim ou boa.

Depois iniciaram as sessões simultâneas nas três salas do evento. Dessa vez, o maior desafio foi escolher o que assistir, devido ao alto grau de qualidade das palestras! Dentre as várias opções escolhi algumas que me chamaram atenção por seu conteúdo multidisciplinar.

A palestra de Gustavo Nogueira abordou o tema "Comunicação, Tecnologia e Caminhos para o futuro". O palestrante defende que a empatia é a principal chave para repensar a indústria da comunicação. Em um mundo de personalidades fluídas e dinâmicas, a representatividade é fundamental. Passa-se da tradicional pirâmide de influências para as influências através de redes de relacionamento. Pessoas passam a ter papel de curadoria com o objetivo de filtrar e recomendar conteúdos, as plataformas digitais tornam-se os principais espaços dessas trocas e todos os nós dessa rede podem ser protagonistas em algum momento.

Com o tema "A Nova Revolução Cognitiva", Marcelo Lacerda abordou a evolução da cognição em convergência com assuntos como inteligência artificial, realidade virtual e realidade aumentada. Depois aconteceu o Painel "Startups Exponenciais" com Eduardo Prange, Tito Gusmão e Arthur Dambros, onde os empreendedores apresentaram sua experiência na construção e gerenciamento de startups, seus sucessos, falhas e aprendizados ao longo do tempo. Foi um momento muito legal de trocas e visões diferentes sobre o ato de empreender.

Uma das palestras mais interessantes do dia foi a de Ricardo Cappra, cientista de dados que apresentou o tema "A Era dos Algoritmos!", falando sobre big data, marketing como estratégia e atenção ao comportamento do usuário, relacionamento com o cliente e tomada de decisão baseada em dados, sua influência na concretização de vendas e acompanhamento de campanhas. Segundo o palestrante, dentro desta área o mais importante (e também mais complexo) é a construção das bases de conhecimento na qual vão emergir a sistematização de informações para tomada de decisão.

O professor Gustavo Borba com sua palestra "Design, Engage, Innovate, Repeat" falou sobre competência projetual, acesso, construção, compartilhamento e experiência. Além disso, falou sobre a necessidade da valorização do processo de aprendizagem a partir da prática e também das falhas. Ao final, apontou como principais competências requeridas atualmente a transdisciplinaridade, criatividade e pensamento sistêmico, empreendedorismo e resolução de problemas e ética e consciência global.

Em uma palestra muito reflexiva, Vinicius Soares apresentou insights sobre "Inteligência Artificial: Uma Era de Abundância ou o Fim da Humanidade?". Fazendo uma revisão dos principais aspectos do assunto, analisou os avanços da inteligência artificial e suas implicações não apenas no contexto de negócios e marketing, mas também em educação.

Para encerrar o evento, Edson Matsuo, líder criativo e com foco em pessoas, apresentou "A Previsibilidade como o Inimigo da Experiência", com uma análise sobre construção conjunta, filosofia de vida e a co-criação emocional do sentimento e do sentido com foco em propósito. Com o conceito japonês de IKIGAI engajou a plateia numa experiência coletiva de reflexão na resposta às perguntas "O que eu amo fazer?", "O que sou bom em fazer?", "O que posso ser pago para fazer?", "O que posso fazer para um mundo melhor?". A tentativa de respostas a essas perguntas formam o IKIGAI de cada um e depois de dois dias de tantos conhecimentos, aprendizados e networking refletir a respeito disso foi muito inspirador. Além de todas essas palestras com grandes nomes da comunicação, tecnologia e negócios, o ambiente todo proporcionou momentos agradáveis que com certeza impactaram muito em todos que aproveitaram essa experiência.

Aline? ?de? ?Campos

Mestre em Comunicação e Informação na linha de pesquisa Informação, Tecnologia e Práticas Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora adjunta na Escola de Tecnologia da Faculdade Senac Porto Alegre, atua principalmente nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Sistemas para Internet com disciplinas relacionadas a desenvolvimento web e gestão de projetos. Coordenada dois projetos de pesquisa e inovação na Faculdade Senac Porto Alegre voltados para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o comércio de bens, serviços e turismo.

Serviços da faculdade
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018