Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Inteligência emocional em tempos de crise

por Alessandra Gonzaga

Muito se diz que as pessoas são contratadas pelo seu currículo técnico, mas demitidas por suas inabilidades comportamentais. Em tempos de crise, se torna fundamental a inteligência emocional, que diz respeito a um conjunto de habilidades emocionais que direcionam nossa atitude para lidarmos com as pessoas, as situações da vida e nossas próprias aflições. 
 

Profissionais que permanecem empregados sentem-se sobrecarregados física e emocionalmente pela demanda aumentada de trabalho, provocada pela redução dos quadros e pela  crescente pressão pelo atingimento de metas e tentativa de diminuir prejuízos. Os que foram demitidos procuram pelo chão que perderam e tentam reorganizar a rotina e os contatos no mercado, de forma a garantirem sua recolocação. A sensação de beira do abismo é comum aos novos entrantes que ainda não procuram emprego por estarem estudando e por aqueles que possuem seu próprio negócio e perguntam-se como e quando a crise também baterá às suas portas.

No entanto, não é fazendo coro à ansiedade coletiva que sairemos dessa situação. O sentimento de desastre iminente não apenas confunde o pensamento como acaba por embotar a ação, deixando tudo muito angustiante. Na situação atual, o país está exigindo muito de nosso equilíbrio emocional. Quando não conseguimos nos desvencilhar das emoções, regulando de forma adequada sua intensidade, ficamos presos a determinados estados emocionais (como frustração, insegurança, irritação ou preocupação), nos tornando mais vulneráveis às pressões do dia-a-dia e incapazes de pensar com clareza. E isso não é bom para ninguém.

Em tempos de noticiário catastrófico, gerencia melhor as emoções quem se poupa da exposição ao pessimismo, sem a pretensão de reprimir emoções, mas com a firme tentativa de regulá-las, diminuir sua intensidade, preservando o corpo e a mente de mais impactos negativos e pressões. Melhor ainda se for possível cultivar emoções positivas em si e nos outros, pois essas promovem abertura ao novo e ampliam a criatividade, possibilitando que novas portas possam ser abertas, mesmo onde não imaginávamos encontrar solução.

Serviços da faculdade
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018