Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Quem é Guy Fawkes? E o que ele tem a ver com a Black Friday?

por Michele Bolsoni Saliba da Costa - Coordenadora de Idiomas do Senac Caxias do Sul

Setembro e outubro: meses da estação das flores – a primavera. Porém, no Hemisfério Norte, esse período é marcado pelo início do outono e por várias tradições (algumas antigas, outras nem tanto) que são praticadas em países de língua inglesa. Uma das tradições antigas é o Guy Fawkes Night no Reino Unido. A data é celebrada no dia 5 de novembro, sendo marcada por muitos fogos de artifício e muitas pessoas andando pelas ruas de Londres, em torno do Parlamento Britânico. Mas por que nesse dia? Quem foi Guy Fawkes?

 

No dia 5 de novembro de 1605, Guy Fawkes foi descoberto no porão do parlamento com barris de pólvora, prontos para serem detonados. Guy Fawkes e outros conspiradores tramaram causar uma explosão no parlamento, no dia em que o Rei James I estaria presente, em conjunto com outros membros do governo. Após a descoberta, londrinos foram incentivados a comemorar o escape do rei da tentativa de assassinato com fogueiras que hoje foram substituídas por fogos de artifício.

 

Porém, a história de Guy Fawkes não acaba assim. Hoje ele é lembrado como herói e vários movimentos sociais usam sua máscara. Guy Fawkes foi executado em janeiro de 1606 em conjunto com outros conspiradores que buscavam restaurar um monarca católico ao trono.

 

Já no século XVII, nascia nos Estados Unidos uma das tradições mais famosas do outono: o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), celebrado sempre na quarta quinta-feira de novembro. No início era mais uma celebração da colheita feita pelos peregrinos que emigraram da Europa e nativos americanos. Hoje é um feriado nacional, centrado na janta de Thanksgiving.

 

No jantar, alimentos e pratos indígenas das Américas como peru, batata (geralmente purê), abóbora, milho, vagem, cranberries (geralmente em forma de molho) e torta de abóbora. O Dia de Ação de Graças é considerado o início da temporada de férias de outono/inverno, junto com o Natal e o Ano Novo, na cultura americana. Normalmente as famílias reúnem-se nesse dia (você deve ter visto em muitos filmes e seriados) e agradecem pelo ano que tiveram.

 

Porém, muitos preferem o dia seguinte: a Black Friday! Em muitas cidades as pessoas chegam a passar a noite esperando a loja abrir no dia seguinte e fazer suas compras. Muitos aproveitam as promoções para fazer suas compras de Natal. Apesar de o nome Black Friday ter sido usado apenas nas últimas décadas, o dia após Thanksgiving é considerado o início da temporada das compras de Natal desde 1952 nos Estados Unidos.

 

Uma das tradições mais recentes que acontece em vários países é o Movember (Novembro Azul). O termo Movember vem da junção das palavras “moustache" (bigode) e “november”. O evento consiste em cultivar os bigodes no mês de novembro para ampliar a conscientização sobre as questões de saúde masculina, como o câncer de próstata, câncer testicular e suicídio de homem. A Movember Foundation foi criada em 2003 e é responsável pela organização e divulgação do evento, cujo objetivo é mudar a cara da saúde do homem.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.