Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Trilhando os caminhos da aprendizagem

por Hélius Sironi de Moraes - docente do Senac Caxias do Sul

O Senac de Caxias do Sul oferece para a comunidade e suas cidades de área de abrangência os cursos de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos, em Serviços de Vendas e Serviços de Supermercado. As capacitações atendem exclusivamente as demandas do programa Jovem Aprendiz.

A lei do Jovem Aprendiz obriga empresas de médio e de grande porte a manterem até 15% de seu quadro de funcionários formado por Aprendizes. Com isso, compreende-se que o primeiro passo para o jovem ingressar em um de nossos cursos é empregar-se numa empresa que necessita de Aprendizes em seu quadro. Também, é necessário que o mesmo esteja cursando o ensino regular ou tenha concluído o ensino médio. No primeiro caso, a lei determina que o Aprendiz esteja estudando a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. Outro requisito é a faixa etária: são admitidos adolescentes a partir de 14 anos até jovens adultos, com 24 anos. A exceção quanto à faixa etária abre-se para pessoas com deficiência, em que não há o limite de 24 anos. Obedecendo a esses critérios e com a empresa em vista, o futuro Aprendiz procura uma Unidade do Senac. Lá será feita sua matrícula em uma das ênfases oferecidas. Geralmente, quem determina qual ênfase será realizada pelo jovem é a empresa, haja vista que parte de sua formação acontecerá dentro de suas dependências.

Os cursos de aprendizagem dividem-se em dois grandes módulos: o teórico e o prático. O primeiro é realizado no Senac e o segundo, na empresa empregadora. O módulo teórico é constituído por cinco componentes que são comuns a todas as ênfases e por componentes que são de conhecimentos específicos. Entre componentes comuns e específicos, o módulo teórico tem carga horária de 500 horas. Se finalizado com bom aproveitamento, o jovem vai à empresa para realizar 600 horas do módulo prático. É nessa etapa que o Aprendiz rompe o “cordão umbilical” que lhe dava a impressão de ser um estudante remunerado, para assumir a posição legítima de Jovem Aprendiz assalariado! Ainda que nesse momento o jovem esteja fora das dependências do Senac, a escola não deixa de acompanhá-lo. No decorrer da parte prática, os docentes vão até o local de trabalho do jovem para verificar com ele e seu supervisor, o seu desempenho. Se o trabalho é realizado a contento no módulo teórico e prático, o Aprendiz recebe uma certificação. Essa lhe destaca como profissional egresso possuidor de experiência prática no mercado de trabalho, com um curso de 1100 horas no currículo. Já formamos mais de 25 mil jovens no Estado. Venha você também fazer parte desse time!

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018