Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Final de Ano: como economizar?

por Matilde Helena Rufatto da Silva - Docente

Está chegando o Natal e muitos consumidores já fazem planos para as compras de final de ano. A tentação gerada pelas grandes campanhas de marketing típicas da época e pelas festas, presentes, ceias e outros eventos acabam incentivando aquisições de produtos e serviços. O ideal é controlar o orçamento.

Em dezembro, há o aumento de algumas despesas e os gastos excessivos (aqueles que poderiam ser evitados) de uma família podem representar entre 30% a 40% da renda mensal.
No entanto, para não se complicar nas contas, é preciso pensar quais despesas são realmente necessárias, para não cair em uma cilada e começar o ano no vermelho. Com o objetivo de ajudar a preparar para as festas do fim de ano, veja algumas dicas:

1. Planeje os gastos: crie uma planilha e liste todos os ganhos (renda fixa e rendimentos extras como, por exemplo, o 13º salário, bonificações e férias). Em seguida, liste todos os gastos (gastos fixos e extras como presentes, alimentação, férias, IPVA, IPTU, material escolar)

2. Não compre por impulso: cuidado com armadilhas. Compre o necessário e reflita antes de comprar.


3. Faça uma ceia incrível sem gastar muito:

- Evite o desperdício de comida e compras desnecessárias;

- Prefira frutas nacionais e da estação, pois elas são mais baratas;

- Produtos como peru e chester pedem um certo cuidado: na época do Natal, eles sofrem um aumento de preço entre 8% e 15%. Uma dica é substituí-los por pernil suíno ou, até mesmo, por peixes assados.

 

4. Desconfie das promoções: não caia na tentação de comprar um produto que você não tinha pensado apenas para conseguir cupons de sorteios ou porque o preço está “imperdível”.

5- Vá cedo às compras: comprar na última hora deixa o consumidor sob pressão, fazendo com que as decisões sejam mais impulsivas do que racionais. A tendência é gastar mais.

6- Pense no futuro: não comprometa os salários de dezembro, janeiro e fevereiro com as compras de final de ano, adquirindo tudo em muitas parcelas neste final de ano ou usando o cartão de crédito em excesso.

E então, você já planejou todas as compras de final de ano? Já comprou todos os presentes ou vai deixar muita coisa para a última hora? Ainda dá tempo de se organizar e evitar problemas nas festas de fim de ano.

Boas Festas a todos!

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018