Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Carreira em TI: por que escolher o curso técnico?

por Paulo Antonio Pasqual Junior - Docente

Estudar, ter uma profissão, uma carreira, uma casa, um carro e uma vida estável é o sonho da maioria dos brasileiros. Muitos são os caminhos e os desafios da vida adulta. Dentre esses desafios, está o de escolher uma profissão, uma vez que existem muitas opções.

 

Diante disso, é preciso refletir sobre o que cada área pode oferecer.  Um primeiro desafio na escolha da carreira é o paradoxo ganhar dinheiro versus fazer o que se gosta. Para essa escolha difícil deixo aqui algumas considerações: 

 

É preciso, em primeiro lugar, buscar por uma área que você tenha afinidade. Afinal, passar a vida toda fazendo o que não gosta pode ser algo extremamente frustrante em termos de carreira e dificilmente você será feliz em um trabalho que não curte de verdade.  

 

Em segundo lugar, é preciso analisar um campo de trabalho que seja amplo e que tenha oportunidades de ascensão.  A informática, por exemplo, é uma área promissora, com inúmeras oportunidades e com um número de vagas que tem crescido drasticamente. Seja na área de hardware, redes, servidores, desenvolvimento de aplicativos, sites, games, ou até mesmo big data, inteligência artificial ou realidade virtual as áreas de atuação e as possibilidades são quase inimagináveis.  

 

Ao escolher a área de TI é preciso saber que há muitas opções dentro da própria área, o que traz diversas possibilidades de atuação e empregabilidade. Obviamente, você irá optar por uma das alternativas de formação necessária para atuar em uma área específica. E aí é preciso refletir para fazer a escolha certa!  As possibilidades são realmente vastas: cursos livres, técnicos, tecnólogos, licenciaturas, bacharelados, cursos presenciais e a distância.  Para fazer a escolha certa, basta saber, efetivamente, o que você quer, pois cada modalidade de curso é voltada para um perfil específico.   

 

Então vamos responder ao questionamento do título desse artigo: por que escolher um curso técnico na área de TI? Um curso técnico oferece uma série de vantagens em relação aos seus concorrentes, em especial para quem está buscando um curso rápido, prático e com um custo acessível.  Quem faz um curso técnico aprende, na prática, um monte de coisas que nenhum outro curso costuma oferecer.  

 

A exemplo disso, podemos comparar os conhecimentos sobre hardware e redes. Qual o curso superior que ensina montar e desmontar um computador? Configurar redes domésticas? Ou trabalhar com algum servidor? Normalmente, os cursos superiores trabalham na perspectiva da Ciência da Computação, buscando que o egresso compreenda profundamente os referenciais teóricos que embasam a computação por de trás do que nós vemos.   

 

Obviamente é muito bacana saber como as ondas se comportam em um cabo de rede por exemplo. Mas esse não é um conhecimento fundamental para quem quer se inserir rapidamente no mundo do trabalho e ser capaz de realizar a manutenção de redes de computadores. 

A grande sacada do técnico em informática é a empregabilidade rápida, possibilitando que o profissional esteja apto a trabalhar com menos de cinquenta por cento do curso concluído, o que o coloca na frente de outros estudantes que demoram de dois a três anos para conseguirem um emprego e atuarem na área.  

 

Além disso, um curso técnico pode dar noções gerais de programação, o que permite ao profissional de TI dar os primeiros passos em três grandes áreas, sendo elas: hardware, redes e desenvolvimento de sistemas.  Sendo assim, o curso técnico em informática é ideal para quem gosta de TI, busca uma profissão e quer empregabilidade imediata.  

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Você só tem

para mudar de vida e ainda economizar!