Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Novembro Azul

por Thailise Azeredo da Fonseca - Docente

A simbologia do novembro azul se iniciou na Austrália, em 2003, com um movimento denominado Movember, que tinha como intuito realizar, durante todo o mês, as ações alusivas ao Dia Internacional do Combate ao Câncer de Próstata (17/11). No Brasil as “comemorações” se iniciaram em 2014 com o objetivo de quebrar o preconceito e incentivar o público masculino a procurar o médico e, quando necessário, realizar o exame de toque retal. Com o passar dos anos essa movimentação em torno do Novembro Azul ganhou força e vem conscientizando a população para a detecção precoce do câncer de próstata.

O exame de toque retal tem como objetivo analisar a consistência da próstata, seu tamanho e a existência de alterações (lesões) palpáveis na glândula por meio do toque. Talvez pela forma de como esse exame acontece (introdução do dedo indicador no canal retal) e pelo preconceito que a sociedade impõe, ainda exista a necessidade de movimentos tão intensos de conscientização que abordam a gravidade da doença e as implicações das descobertas tardias.

De acordo com os dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o segundo tipo mais letal entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pulmão e, de acordo com os últimos dados, 1 em cada 36 homens terá como causa da morte câncer de próstata nas próximas décadas. No Brasil acomete, em 60% dos casos, homens com mais de 65 anos e raramente antes dos 40 anos. O Instituto indica, com base nos dados, que homens que não possuem histórico familiar devem realizar exames anuais de detecção precoce (exame de toque retal + PSA) a partir dos 50 anos e, aqueles que têm parentes com história de câncer na família devem procurar o urologista ainda com 45 anos.

A próstata é uma glândula situada abaixo da bexiga e é responsável por produzir um líquido que nutre e protege os espermatozóides. Na juventude, tem o tamanho aproximado ao tamanho de uma ameixa e com o passar dos anos tende a aumentar. O aumento de forma desorganizada ou de forma abrupta pode ser indicativo de alguma doença na glândula. O câncer de próstata causa a hiperplasia (aumento) da glândula devido ao aumento desordenado das células, normalmente de forma lenta. O tratamento é feito com cirurgia e, em alguns casos, quimioterapia e radioterapia. A chance de cura aumenta quando detectado de forma precoce, por isso o incentivo na adesão da consulta anual com o urologista.

É fundamental que os homens entendam que a saúde deve ser tratada como prioridade e que neste caso pode significar maior chance de sobrevida! Por mais que ainda tenha muito preconceito acerca do exame (de toque), essa é a melhor medida na prevenção!

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018