Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A Era dos 4.0

por Rudiclér Silveira Belem - Docente

Há um termo que está presente em diversos assuntos, fazendo alusão a uma nova era, ao qual estamos passando. Estamos falando da Era 4.0. É muito comum estarmos lendo termos como: indústria 4.0, logística 4.0, educação 4.0, entre outros. Mas você já se perguntou por que o “4.0”? Esse termo remete ao período ao qual estamos passando, chamado de a Quarta Revolução Industrial. A palavra revolução indica o quanto essas fases impactam nos meios sociais e econômicos desde a primeira, ocorrida no final do século XVIII, até os dias atuais. 

A Primeira Revolução Industrial transformou o mundo economicamente, com a utilização do carvão e máquina a vapor, transformando as formas de produção e de bens. Esse período marcou a passagem da fabricação artesanal para a fabricação em larga escala, com a substituição da forma braçal pela mecânica. Esse é um marco histórico, em que a população da época saiu do trabalho no campo e promoveu o crescimento de áreas urbanas e cidades. Ao disponibilizar o motor a vapor para as pessoas, houve um grande impulso tecnológico para a humanidade. 

Já a Segunda Revolução Industrial ocorreu em meados do século XIX, e o grande marco dessa época foi o emprego da eletricidade nos processos de fabricação, além do desenvolvimento da indústria química, petróleo e do aço. Da mesma forma que a primeira, a Segunda Revolução Industrial também mudou a concepção social e econômica, com o desenvolvimento de novas tecnologias, como a utilização da luz elétrica, refrigeração, telefone, construção de navios, grandes estradas de ferro e empresas com produção em massa. 

A Terceira Revolução Industrial é mais recente, ocorrida a partir da metade da década de 1950, em um período pós Segunda Guerra Mundial, em que o grande marco tecnológico foi marcado pelo desenvolvimento da eletrônica e, principalmente, pelo desenvolvimento da informática. Não diferente das outras revoluções anteriores, essa marcou a sociedade e as formas de trabalho. Esse período, então, foi se desenvolvendo aos longos das décadas posteriores durante as quais o computador, internet e aparelhos celulares participaram dessa mudança social. 

Por fim, hoje passamos pela chamada Quarta Revolução Industrial. Essa Era está sendo marcada pela informação, e a aplicação das inteligências artificiais. Também marcam esse período as ferramentas de dados, como o Big Data, a Nuvem e a Internet das Coisas com a busca de automação, tornando as atividades mais inteligentes. Passamos, assim, por um período de transformação nas formas de trabalho, com os surgimentos de novas atividades e com o desaparecimento de algumas formas de trabalho. Novas competências são exigidas dos profissionais, e o trabalho está em constante mudança. 

Assim, toda vez que o termo “4.0” estiver presente, saiba que neste contexto serão aplicadas todas as novas tecnologias que estão no nosso cotidiano e que já estão marcando uma nova geração, guiadas pela inteligência artificial, automação e informação. 
 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018