Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Qual seu propósito para 2019?

por Taíse Klippel Paim

O fim do ano está chegando e certamente em algum momento da jornada de 2018 você deve ter se perguntado: Faço o que me realiza? Tem sentido tudo isso? Me reconheço e sou reconhecido naquilo que faço? 

A inquietação sobre propósito aliada à vontade maior de realizar ou conquistar algo retornou à voga e isso é extremamente necessário para entender suas motivações pessoais e profissionais. 

Pensando em 2019, saber qual seu propósito na vida é saber onde se quer chegar e, sobretudo, dispor da energia necessária para enfrentar a trajetória, que certamente não será fácil. 

De toda forma, o fato é que um propósito não será identificado sem que se faça algumas perguntas incômodas você mesmo: Há sentido de viver somente para trabalhar? Qual o propósito de dedicar pelo menos um terço (geralmente muito mais) da vida a atividades cujo sentido desconheço? E talvez a mais temida de todas: sou feliz com o que faço? Através dessas respostas já é possível identificar e traçar novos rumos e começar a colocar esforço naquilo que você realmente quer. 

Aqui valem duas ressalvas, o propósito precisa ser seu, é nobre pensar naqueles que nos rodeiam, entretanto onde você quer chegar, vai depender somente de você. 

Ao se questionar sobre qual é seu propósito talvez surjam respostas como: “O meu propósito é dinheiro”, e isso é legítimo, portanto não há julgamento algum, porém, refaça a pergunta: qual o propósito de ir em busca desse dinheiro? “Conforto”, “casa própria”, “viagens”, “educação de qualidade para mim, meus filhos…”; perfeito. Mas – e pedimos perdão pela insistência –, para que tudo isso? 

As perguntas são mesmo incômodas; mas as respostas podem te ajudar a ter muito mais clareza, tanto na vida quanto no momento de se posicionar diante dos clientes. 

É somente ao descobrir o seu propósito que você poderá realmente oferecer algo ao mercado, diferenciando-se daqueles que apenas querem alguma coisa dele. 

Ter um propósito é ter algo a entregar de fato 

Em relação aos negócios, quando o seu propósito é bem definido, é muito provável que o da sua empresa também seja. Em consequência disso, fica muito mais fácil promover uma oferta de valor para o mercado, porque você conseguirá transmitir confiança naquilo que oferece. Se algum cliente não quiser, sem problema; outro há de querer. E aí, sim, a prosperidade financeira será mera consequência destes valores intangíveis que você oferece. 

Por outro lado, se você ainda não identificou o seu propósito, é importante que comece a refletir. Primeiro porque, se for somente dinheiro, é mais difícil passar a confiança necessária para os consumidores. E segundo porque, com um propósito, a vida fica certamente muito mais leve, e os desafios que ela impõe, mais suportáveis.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018