Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Por que aprender inglês

por Michele Bolsoni Saliba da Costa

How globalised are you? 

Do you speak English? … Can you understand me? … 

O inglês é sem sombra de dúvida a língua mais falada no mundo e também a de maior influência em diversos domínios do conhecimento humano. Considera-se hoje que 20% da população global fala inglês, ou seja, em torno de 1,1 bilhão de pessoas. Sendo que desse número, apenas 380 milhões são falantes nativos.

Os motivos para aprender inglês são diversos: melhorar a carreira; ter mais oportunidades;  viajar; vivenciar outra cultura e conhecimento. Independentemente da circunstância ou motivação, aprender inglês irá abrir portas e mudar a visão de mundo, trazer novos conhecimentos e entendimentos de culturas diversas. Considerando o atual cenário de empresas multi/transnacionais, do compartilhamento da produção (produtos hoje são desenvolvidos e produzidos em diferentes países), da nossa “aldeia global,” o inglês deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade. 

Segundo pesquisas recentes, 73% dos recrutadores utilizam o inglês como ponto de referência  para seleção. Em muitas das vagas do mercado de trabalho a própria entrevista é realizada em  inglês, analisando assim o nível de conhecimento do candidato, e sua comunicação na língua.  Por isso é importante ser honesto no currículo e não passar por uma situação constrangedora. Mesmo dentro do mundo acadêmico o inglês domina, 80% de todas as publicações científicas  são publicadas em inglês. Até mesmo artigos, monografias e outros materiais acadêmicos  produzidos no Brasil hoje devem conter um resumo em inglês, para constar num universo de  pesquisas acadêmicas. O estudante que tem o domínio da língua inglesa terá em suas mãos  materiais e fontes mais abrangentes e poderá assim desenvolver melhor sua vida acadêmica. A pergunta que você deve fazer a si mesmo é: “Quero participar desse mundo globalizado,  inovador e dinâmico? Ou quero permanecer no mesmo lugar e ver o mundo passar?” Caso você queira fazer parte desse mundo seu primeiro passo é falar a mesma língua, afinal comunicação é o ponto mais importante desse mundo globalizado.

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018