Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

O crescimento e o desenvolvimento de jovens talentos

por Daniela Fabiane Von M. Sperb - Docente do Senac São Leopoldo

Um dos grandes desafios da Geração Z é colocar-se de forma efetiva no mundo do trabalho, sob condições adequadas para o desenvolvimento e crescimento profissional. Atualmente, com os reflexos de uma recessão econômica, as empresas buscam profissionais com experiência e determinada formação para as oportunidades que surgem.

Para alavancar a inserção do jovem no contexto econômico laboral, destaca-se o Programa Jovem Aprendiz que, de acordo com a cartilha do Ministério do Trabalho e Emprego (2015), viabiliza a inclusão produtiva de adolescentes a partir de 14 anos de idade, garantindo-lhes os direitos trabalhistas e previdenciários, além de proporcionar a realização de um curso de aprendizagem nas diversas áreas setoriais do nosso País.

O referido programa auxilia substancialmente na redução da marginalização dos adolescentes e na prevenção a violências e situações de vulnerabilidade social e econômica, pois ao estar inserido no Programa de Aprendizagem, o jovem recebe uma cota pecuniária que por vezes auxilia no orçamento familiar e o coloca distante da submissão do trabalho infantil. O Programa também corrobora para desenvolvimento acadêmico, sendo que o jovem participante deverá estar devidamente matriculado na educação básica ou já tê-la concluída. A inserção profissional oportuniza o crescimento em espaços salubres e de qualidade para o desenvolvimento de habilidades sociais, acadêmicas e laborais. O jovem brasileiro possui o direto à profissionalização, direito este garantido na Constituição Federal de 1988, no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei 8.069 de 1990) e no Estatuto da Juventude, promulgado pela Lei 12.852, de 05 de agosto de 2013.

O programa de Aprendizagem desenvolvido pelo Senac desponta em qualidade, pois os planos de trabalho curriculares propostos aos alunos e as empresas parceiras concentram esforços para desenvolver habilidades distintas para o mundo do trabalho, além de valores e atitudes referenciais para a vida dos estudantes. Durante as atividades teóricas, os jovens são submetidos a diversos saberes que tangem o mundo profissional e a convivência cidadã em sociedade. Entre as atividades desenvolvidas, destaca-se o trabalho em equipe, a liderança, o espírito colaborativo e a construção coletiva do bem estar social. Conheça o Programa de Aprendizagem do Senac e destaque-se no mundo do trabalho!

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018