Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Cresce o número de vagas de emprego na área de TI

por Marcia Alves dos Santos - Docente do Senac São Leopoldo

Nos últimos anos, a sociedade mundial vem assistindo ao desenvolvimento desenfreado de novas tecnologias aplicadas em diversos setores da economia. Esse avanço rápido causou várias mudanças nos hábitos de lazer, na maneira de trabalhar e até mesmo na forma de se relacionar com as pessoas. A internet passou a ter cada vez mais dados e informações, se tornando um item essencial na vida das pessoas.

Como consequência, a área de TI cresceu em papel e importância. Vista antigamente como um mero meio de automatizar tarefas, aos poucos ela se tornou fundamental para a otimização das atividades, enriquecendo todo o processo organizacional e hoje é considerada como uma área estratégica em qualquer segmento de atuação, responsável pelo crescimento dos lucros e pela redução de custos operacionais.

Como resultado, o mercado passou a necessitar cada vez mais de profissionais qualificados neste segmento. Segundo publicação realizada no dia 22 de junho pelo site Brasil Econômico, No atual cenário da economia brasileira, com fechamento de vagas e demissões em massa em diversos setores, o setor de tecnologia da informação é o ponto fora da curva. Nos últimos três anos, a área gerou cerca de 58 mil novas vagas - com salários acima da média. Isso significa que, apesar de toda a crise enfrentada atualmente, a área de Tecnologia da Informação ainda continua em alta e, consequentemente, com um déficit cada vez maior de bons profissionais.

Em noticia mais recente divulgada pelo Jornal Hoje no dia 13 do mês de julho, o número de vagas de emprego na área de TI aumentou 44,2%. Só em junho foram abertas 10.105 vagas, 3.640 a mais do que junho do ano passado. “As empresas precisam reduzir custos, melhorar processos, gerar novas oportunidades de negócios e a tecnologia hoje resolve isso”, afirma Daniel Rodrigues Costa, presidente da empresa Catho. Finalizando, em uma das últimas pesquisas salariais realizada pela empresa Catho Online, publicada em 2012, nota-se que os salários pagos para os profissionais de TI também continuam em alta. E você? Está esperando o quê? 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018