Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Qual é o seu olhar para o Dia Internacional da Luta da Pessoa Com Deficiência?

por Gabriela Binder - Docente Senac-RS

Do ponto de vista biológico e psicológico o ser humano se desenvolve e manifesta enquanto sujeito de diferentes formas. A pessoa com deficiência nem sempre foi acolhida dentro deste espectro de diferenças pessoais e por muito tempo esteve segregada da vida em sociedade, desprovida dos direitos básicos de cidadania.

O sistema educacional por exemplo, por um longo período de tempo, limitou o desenvolvimento das pessoas com deficiência a partir de um modelo de ensino tradicional e homogenizador. Vestígios dessa perspectiva massificadora ainda são perpetuados nos espaços sociais que dispõem de um ponto de vista dicotômico da deficiência; ou são exacerbadas as limitações no desempenho escolar/profissional da pessoa com deficiência, ou são naturalizadas as suas dificuldades, ignorando as necessárias adequações do currículo, ambientes e outros processos.

Apesar dos avanços recentes em termos de legislação é contínua e atual a luta pela inclusão real, para além da garantia de acesso a serviços para pessoas com deficiência. A eliminação de barreiras na inclusão também vai além da acessibilidade física. Para a condução de um processo de inclusão real é necessário o olhar ao outro, consciente do sentido dos espaços escolares, profissionais e sociais em geral, como ambientes democráticos que combatem a discriminação, como proposto no conceito de política inclusiva.

Qual é o seu olhar para essa luta? A preocupação com o desenvolvimento de profissionais sensibilizados a esta causa, bem como com o desenvolvimento de pessoas com deficiência em diferentes áreas de conhecimento é a forma da instituição Senac olhar para esta luta. A prática docente responsável e inclusiva garante o fortalecimento das potencialidades dos sujeitos, bem como seu reconhecimento enquanto pessoas ativas na construção dos conhecimentos e participativas perante a sociedade. Que a luta alusiva a esta data comemorativa transcenda o dia 3 de dezembro e permaneça no olhar que direcionamos cotidianamente a esta causa

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018