Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Segurança no trabalho

por Fabiano Nochetti - Docente Senac-RS

Um local de trabalho seguro, gera satisfação dos trabalhadores que ali estão produzindo. O problema é que muitos creem que acidentes só ocorrem com os outros, que eles nunca serão vítimas. A prática, no entanto, demonstra que esse pensamento está muito longe da realidade. Por isso a mudança de comportamento e de cultura dos empregados e dos empregadores são fundamentais para o bom andamento de práticas seguras.

Neste sentido, o trabalho de conscientização das pessoas, de treinamentos dos trabalhadores, de melhorias físicas no local de trabalho, de elaboração de procedimentos e de programas dentro das empresas, é de extrema importância uma vez que permite que haja cada vez mais empregados e empregadores conhecedores da importância da saúde e segurança do trabalho para todos. Entretanto, uma mudança de cultura em saúde e segurança não se conquista do dia para noite. Deve haver muita conscientização de todos, indiferente do nível hierárquico, para serem alcançados os resultados esperados, em que as pessoas passam a incorporar o hábito da prevenção quando um passa a cuidar do outro.

Compreender que nos dias de hoje a saúde e segurança no trabalho são imprescindíveis para manter cada vez mais o local de trabalho em um ambiente saudável e produtivo, onde cada pessoa tem a consciência de suas ações e de suas atitudes para serem usadas para compreender e entender que podemos fazer melhor, fazer da maneira certa passamos a ter um comportamento e uma cultura de saúde e segurança em que todos saem ganhando e, principalmente, a saúde e segurança passam a ser um VALOR.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018