Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A importância do Técnico em Administração nas empresas

por Alexsandro Quadros da Silva

Em um cenário profissional altamente qualificado e competitivo, a escolaridade nunca fora tão valorizada como hoje em dia. Há tempos atrás, o fato do profissional ter o ensino médio já era garantia de ascensão profissional, seja em qualquer segmento da economia ou até mesmo por conta própria, abrindo seu próprio negócio. Tempo este que o mercado não exigia a qualificação quase que precoce não é realidade nos dias de hoje.

Nesse contexto, a formação técnica surge como a porta de entrada nas organizações, independente de seguir carreira em uma profissão específica. A administração, necessária em qualquer segmento, proporciona essa entrada, tendo o Técnico em Administração como norteador na tomada de decisão do futuro profissional.

Mesmo com tantas tecnologias, a dependência do gestor é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento e sua qualificação é indispensável. Contudo, a gestão do tempo e demanda do mercado complica o propósito de obter conhecimento de forma prática e empírica. A necessidade de aperfeiçoamento barra no tempo disponível e na demanda agressiva de quem depende de profissionais qualificados. Nesse ponto, também reitero a importância da formação técnica de administração à sociedade.

Segundo pesquisas, muitos hoje iniciam uma graduação ou tecnólogo em Administração, mas poucos concluem e não é o fator financeiro que contribui a isso, mas sim a falta de tempo. São profissionais que precisam de uma formação prática, objetiva, direta e já conhecem o mercado, processos, porém necessitam de formação, muitas vezes por exigência da empresa onde atuam ou para ascensão pessoal. Aparece também, nessa pesquisa, o jovem ávido por conhecimento, mas incerto de investir diretamente em um bacharelado ou tecnologia, em qualquer segmento profissional. Este quer alinhar à sala de aula regular uma formação rápida e que esteja alinhada com seus pensamentos futuros, até mesmo confirmar uma possível decisão de seguir uma carreira, iniciando na formação técnica e complementando na graduação e pós futuros.

De forma generalista, a formação técnica em administração poderá ser aplicada em qualquer profissão futura, desde que se vise planejamento, organização, direção e controle - premissas básicas da ciência administrativa. Essa deve ser alinhada com os objetivos estratégicos de qualquer negócio, cenário e contexto organizacional, pois proporciona a realidade de forma teórica e prática ao aluno, fazendo este vivenciar momentos reais e futuros como executor de processos administrativos.

Como professor, trago o cenário real que tal irá encontrar ou já encontra, atuando como profissional. Além disso, instigo o aluno a aprofundar o conhecimento de forma continuada, partindo ao bacharelado ou graduação tecnológica. À medida que o mercado de trabalho se transforma rapidamente, o estudo nunca será de menos e a formação técnica é uma excelente porta de entrada ao mundo globalizado, tecnológico e dinâmico, cenário onde a administração é mandatória em todos os aspectos.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018