Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Oportunidades de Qualificação e o Mercado de Trabalho

por Etiene Azambuja - diretora do Senac Lajeado

Os meios de comunicação noticiam um momento bastante favorável ao nosso país, e em especial a nossa Região, o Vale do Taquari, no que se refere às oportunidades de trabalho. Por outro lado, as empresas vivem um momento difícil, no qual muitas vagas não estão sendo preenchidas por falta de profissionais com a qualificação necessária.

Uma pesquisa realizada pelo grupo Evoluir, de Lajeado, entrevistou empresários, trabalhadores e estudantes, com o objetivo de identificar suas expectativas em relação à qualificação profissional. O resultado da pesquisa apontou a expectativa das empresas em identificar profissionais com qualificação para atuar nas seguintes áreas: comercial, recursos humanos e financeira. A mesma pesquisa aponta que trabalhadores e estudantes possuem expectativas de qualificação nestas áreas e que entre os anseios dos trabalhadores existe a expectativa por bolsas de estudo que viabilizem financeiramente esta qualificação.

Profissionais de recursos humanos e empresários vêm sentido não só a dificuldade em encontrar pessoas qualificadas, mas também o desafio de encontrar profissionais preparados para o trabalho. Ser um profissional qualificado não implica apenas em possuir conhecimento, significa ter postura profissional. Sabe-se que hoje as demissões acontecem muito mais em virtude da falta de competências comportamentais do que por carência de conhecimento técnico. Isso nos mostra que além de conhecer é importante que o profissional saiba se relacionar, que desenvolva um perfil para trabalhar em equipe e o desejo por aprender sempre mais.

Nesse sentido, a oportunidade de qualificação profissional gratuita por meio de programas como o Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego ou PSG – Programa Senac de Gratuidade, contribuem para que estudantes, trabalhadores e profissionais em busca de colocação no mercado de trabalho possam se desenvolver e alcançar seus objetivos.

Neste sentido, o Senac Lajeado oferece vários cursos nestas áreas, gratuitamente. Nessas capacitações, além do conhecimento técnico desenvolvido por meio de atividades que relacionam teoria e prática profissional, buscando levar o aluno a vivenciar situações que enfrentará no dia a dia da profissão, também são desenvolvidas competências relacionadas à postura e comportamento adequados no ambiente e vida profissional.

O mercado precisa de profissionais que além do conhecimento técnico tenham a capacidade de trabalhar em equipe, que sejam resolutivos, criativos e estejam dispostos a aprender sempre mais. Por saber que as competências comportamentais são as principais responsáveis pela permanência no mercado ou pela ascensão profissional, o Senac esta comprometido em desenvolver pessoas competentes, capazes de transformar sonhos em realidade.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018