Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Aprendizagem e construção de conhecimento

por Vagner Duarte Santos - Docente

Em tempos de smartphones, redes sociais e sua inevitável, por vezes desnecessária, enxurrada de informações é necessário retomar o momento da construção de ligações e criação de contextos mais sólidos e criveis com os jovens dos cursos de Aprendizagem; em outras palavras, construir conhecimento.  Construir conhecimento? Sim, não se trata de convencer os jovens de verdades absolutas ou dogmas mas auxiliar para que eles possam produzir todo um universo de informações, dados e fatos, para articular sua trajetória pessoal nesse mercado cada vez mais competitivo e exigente.  

Francis Bacon, filosofo inglês do século XVI disse que “...Conhecimento é poder”. Essa máxima se prova verdadeira a cada dia porque a enlouquecedora quantidade de “coisas” a que somos expostos precisam ser filtradas, eis o poder de decidir o que se acrescenta, ou não, à vida e à carreira, esta última, no caso dos jovens aprendizes, ainda por vir e cheia de potencialidades.

Em última análise, estamos falando de tomada de decisão, aspecto do qual ninguém pode fugir. É aí que o conhecimento se materializa novamente em protagonismo tão falado e aconselhado à juventude. O protagonista é aquele que, na raiz da palavra grega é o “primeiro que sofre”, o primeiro que insatisfeito com o status das situações e contextos vigentes resolve que é preciso mudar e evoluir.

Sem conhecimento nada será feito.  A sabedoria popular alerta que ter informação é saber que tomate é uma fruta, mas que o conhecimento permite saber que ele não será colocado numa salada de frutas.  Quanto às tecnologias e redes sociais citadas anteriormente, fica o conselho do educador Paulo Freire: “Nem demonizar as tecnologias tampouco endeusa-las”.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018