Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

O pós-pandemia e o empreender

por Marcelo Ott - Coordenador e docente dos cursos técnicos da área de Gestão no Senac Novo Hamburgo e especialista em Gestão

Somos movidos por sonhos que cultivamos, às vezes, durante anos. Pensamentos e desejos viram ideias que vamos aos poucos desenvolvendo e fazendo-as ganhar forma até que, em um belo dia, resolvemos empreender. Nasce uma empresa. Quem mais emprega e movimenta a economia são as pequenas e microempresas, cujo dia nacional acontece em 5 de outubro.

Desenvolver suas atividades em um ambiente competitivo já é um desafio. Agora, somos desafiados pelo destino a encarar uma mudança que não éramos capazes de imaginar: distanciamento social, fechamento do ambiente físico, um novo jeito de comunicar e o desafio de conciliar a manutenção da empresa com a falta de recursos. O desafio passa para uma questão de sobrevivência.

Vislumbramos a perspectiva do pós-pandemia, o retorno ao presencial, reabertura, rever clientes, atender novos. São muitas as novas oportunidades que se apresentam neste momento.

É preciso estarespertonos seguintes pontos: pessoas, processos, finanças, atendimento diferenciado, presença física e digital, ambientes e desenvolvimento constante.

Pessoas: empresas são feitas para atender desejos e necessidades de pessoas. São elas que fazem com que a empresa aconteça. Promova uma culturade acolhimento aos colaboradores, ouça e faça a diferença no pós-pandemia, momento em que todos estaremos fragilizados e ansiosos por este retorno.

Processos: a pandemia serviu para mostrar que, quando necessário, toda organização tem total capacidade de repensar seus métodos de trabalho e adaptá-los às novas exigências. Com essas modificações, a empresa ganha agilidade, o que impacta diretamente na satisfação do cliente.

Finanças: recursos financeiros pedem que sejam muito bem administrados, caso contrário desaparecem. Cuide de seu fluxo de caixa, identifique o capital de giro necessário para a correta operação da empresa. Clientes querem facilidade para pagamentos, portanto, negocie com seus fornecedores prazos mais elásticos melhorando o ciclo financeiro. Ou seja, o intuito é receber primeiro e pagar depois, sempre que possível. Cuidados com pequenos gastos, eles somados podem representar um verdadeiro rombo no caixa. Administre as disponibilidades, invista e faça seu dinheiro trabalhar para você de verdade.

Atendimento Diferenciado: abordagem segura e conhecimento das características e benefícios de cada produto é essencial. A empresa e sua equipe de vendas/atendimento podem e devem implementar diferenciais que tenham capacidade de agregar mais valor percebido pelos clientes, como: serviços complementares e parcerias com outras empresas que propiciem vantagens para aqueles clientes que fazem parte dopoolda marca. Um atendimento que gere a percepção de que cada cliente é único, como de fato é.

Presença física e digital: a pandemia despertou todos, sem qualquer diferenciação, para a presença nas redes sociais. Então, utilize isto ao seu favor no pós-pandemia. Construa seufeedconcomitante com a vitrine de sua loja. O digital veio para ficar e crescercada vez mais . Alinhe sua comunicação em todos os ambientes.

Ambiente: layout de sua empresa pode e deve mudar. Primeiro, para atender as necessidades de distanciamento com ambiente mais clean e arejado. Criehotpointsconectados com a comunicação da vitrine e dofeeddas redes sociais de seu estabelecimento. Preocupe-se com a jornada de compra de seu cliente, tanto no ambiente físico como no virtual, e disponibilizetodas as alternativas para a maior comodidade de seu cliente, propiciando uma experiência multicanais.

Desenvolvimento Constante: o segredo é que não existe segredo. Você tem condição de atingir níveis realmente diferenciados por meio da educação continuada, que certamente faz total diferença.

Desenvolva-se. Assim, estará proporcionando uma evolução ao seu negócio, conseguindo maior engajamento da equipe de trabalho, melhor gestão dos recursos financeiros e criando um conjunto de clientes que chamamos de promotores – aqueles que compartilham da excelente experiência de seu estabelecimento. O sucesso está em suas mãos. Agarre com vontade e determinação, seja contagiante na realização de seus objetivos e flexível o suficiente para que nenhuma oportunidade escape por entre seus dedos!

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