Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Em tempos de pandemia, quem faz a diferença?

por Luciano Olívio da Silva - Docente na área de Gestão do Senac Novo Hamburgo

Iniciamos outubro celebrando no Brasil uma data especial: o Dia do Vendedor, profissional que é o alicerce das relações comerciais. Podemos dizer que é uma das profissões mais antigas da história - a qual existe muito antes do tempo dos chamados “caixeiros-viajantes”, que circulavam pelo interior do Brasil, e de porta em porta, com sua mala de madeira se apresentavam para oferecer soluções das mais variadas necessidades.

E assim, ao longo da linha da história, o vendedor foi se reinventando, atuando em armarinhos, lojas de magazine, armazéns, revendas, entre outros, até chegar aos tempos atuais. Perceba que muitas transformações aconteceram desde então, e poderíamos transcorrer horas aqui contando as suas diferenças de época. Mas, para ser mais específico, podemos afirmar o que fundamentou as mudanças constantes de mercado: a relação oferta x demanda. Como consequências, as necessidades dos negócios de inovar e se adaptar aos desafios temporais, sem dúvida, cada vez mais num ritmo acelerado.

E como ser atual nessa profissão? É preciso primeiramente gostar de se relacionar, ir ao encontro das pessoas, ser um excelente ouvinte, proativo, gostar de desafios, ter resiliência e, claro, amar o que faz. É o que chamamos de “brilho nos olhos”. E é por esse brilho que você,, naturalmente, causará o encantamento ao cliente, o desejo e a sedução pela sua oferta.

Porém, o tempo não para e você me dirá “sim, bacana, mas como causar este impacto em tempo de compras e relacionamentos digitais?” Pois bem, o mercado outra vez mudou e lá vamos nós mudar com ele. Vence quem se adapta e não quem é considerado o mais forte. Concorda? E quais as mudanças que o tempo de hoje nos desafia? Manter as características já citadas e junto acrescentar a assertividade. Afinal, as pessoas reclamam constantemente da falta de tempo e não há espaço para delongas.

Ser digital, conhecer e exercer as atividades em ferramentas on-line, e mais do que nunca, ser um apaixonado por estudar constantemente. Porque aprender não é para apenas desenvolver em nós a capacidade de adaptação, mas sim nos preparar para quando a mudança chegar não sermos surpreendidos por ela e sim estarmos prontos para fazer a diferença. E você faz sucesso quando faz a diferença. Parabéns, vendedores e vendedoras pelo seu dia.

 

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018