Economia Doméstica
por Marcelo Ott - Professor do Senac Novo Hamburgo
Em tempos de isolamento social não podemos estar na rua como antes, andando para lá e para cá, consumindo produtos e serviços como habitualmente fazíamos. Na Europa, e agora aqui em nosso país com o distanciamento social o apelo para que as pessoas tenham o hábito de consumir produtos dos pequenos comerciantes ganha força! Ganha força pelo motivo de que são estas pequenas empresas que são maioria e empregam a maior quantidade de trabalhadores do Brasil. Ganha força pois, a economia é cíclica e estes mesmos trabalhadores também consomem produtos e serviços dos outros pequenos comerciantes.
E com a finalidade de proporcionar o máximo de desempenho da renda nossa de cada dia é que seguem algumas dicas e oportunidades:
-Consuma e utilize os seus recursos de maneira inteligente. O que significa isso: aproveite ao máximo a iluminação natural, passe roupa uma vez por semana se necessário, utilize a água com parcimônia, espere dar volume para lavar as roupas, tome banho mais cedo (assim economiza energia com a menor temperatura do chuveiro) e consuma mais alimentos in natura. Você tem várias refeições ao dia, portanto, não é necessário consumir toda a dispensa de uma só vez.
-Oportunidades: converse com a sua família, leia. Diversas instituições estão com cursos gratuitos disponíveis que podem agregar muito no sentido pessoal e profissional. Desenvolva e crie habilidades de negociação ao estabelecer a utilização de apenas um aparelho de TV e várias pessoas querendo assistir programas diferentes, aquele conserto que estava esperando por você – continua lá – então termine o seu trabalho.
Tenha prudência em tudo neste período. A paciência é uma virtude e como tal pode ser desenvolvida. Quem está ao seu lado também sente a dificuldade destes tempos desafiadores, portanto equilíbrio e empatia!