Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A importância do conhecimento em Finanças

por Marcelo Ott - Docente Senac Novo Hamburgo

A gestão financeira de uma organização é algo tão fundamental que sem ela podemos afirmar que estaríamos sem rumo, ou seja, sem saber para onde estamos indo e como estamos indo! A maioria das empresas passa seus dias assim, sem entender as circunstâncias as quais estão inseridas. Existem alguns problemas que podemos citar como dificuldade de conseguir crédito; gestão ineficiente de fluxo de caixa; ausência de controle financeiro efetivo; mistura entre contas da empresa e dos sócios.

- Dificuldade de conseguir crédito: o agente financeiro ao proceder à análise não reconhece solidez suficiente do empreendedor para que lhe conceda o aporte financeiro que muitas vezes, é necessário para financiamento do ciclo operacional (folha de pagamento, compra de matéria-prima dentre outros).

- Gestão ineficiente de fluxo de caixa: o não registro das operações da empresa demonstra total descontrole/desconhecimento das entradas de capital por meio das vendas e da política de pagamentos destas receitas, e não menos importante, das despesas geradas para que estas vendas possam ocorrer deixando o gestor sem qualquer base de informação para a suas decisões com relação aos ciclos operacionais, financeiros e econômicos.

- Ausência de controle financeiro efetivo: A falta de crédito aliada à ineficiência de caixa traduz-se em oportunidades perdidas, com disponibilidade de capital, uma organização pode negociar preços melhores com seus fornecedores e, assim, o negócio poderá ofertar produtos/serviços mais competitivos ao cliente final. Tais oportunidades podem ser supridas com a implementação de sistemas de gestão, sejam estes softwares ou simplesmente controles manuais e efetivos para auxiliar o gestor no processo de tomada de decisão.

- Mistura entre contas da empresa e dos sócios: Um dos erros mais comuns e mais prejudiciais para a organização. Despesas e custos da empresa pertencem à organização inclusive o pró-labore, pago aos sócios a título de remuneração que deve ser suficiente na medida do possível para arcar com todos os custos particulares. Jamais as despesas pessoais devem ser cobertas pelo caixa da empresa, pois, tal comportamento demonstra total amadorismo na gestão!

Quer evitar esses problemas e ser a solução para sua organização? Corre, espalha a notícia. O Senac Novo Hamburgo está com inscrições abertas para o Curso Técnico em Finanças que inicia em 12/03/2019. Acessa o site do Senac faz a tua matrícula e aproveita a gama de descontos disponíveis! Estamos te esperando!

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018