Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Biossegurança em Salões de Beleza: cliente satisfeito e seguro

por Adriana Vargas - Docente do Senac Uruguaiana

Docente do Senac Alegrete lista cuidados essenciais aos procedimentos de beleza

O segmento brasileiro da beleza representa 11% do mercado mundial e deve ocupar o 2º lugar em consumo nos próximos quatro anos, segundo dados do Euromonitor Internacional. Além disso, entre os anos de 2005 e 2010, segundo levantamento da Associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza (Anabel), o número de salões de beleza no país passou de 309 mil para 550 mil, um aumento de 78%. Estes índices comprovam a preocupação dos brasileiros em manter uma boa aparência.

Para oferecer um serviço de qualidade, é essencial que os procedimentos de beleza realizados nos clientes sejam seguros e respeitem as normas de legislação. A professora Adriana Vargas, do Senac Alegrete, dá dicas de quais processos de segurança o profissional da área de beleza não pode abrir mão:

 

  • Todos os objetos perfuro cortantes, como alicates de unha e tesouras, devem ser devidamente higienizados e esterilizados através do uso da autoclave;

  • As toalhas devem ser higienizadas e separadas em embalagens plásticas;

  • O uso de Equipamento de Proteção Individual é fundamental para garantir a saúde do cliente e do profissional. Estes materiais de proteção são as luvas, máscara, jalecos, sapatos fechados e antiderrapantes;

  • Separar as embalagens de resíduos químicos para descarte adequado;

  • Procedimentos químicos, como escovas progressivas e selagens, devem ser realizadas em ambientes arejados e separados dos demais clientes.


As capacitações do Senac objetivam formar profissionais qualificados e com responsabilidade. O Senac Alegrete, localizado na Rua General Vitorino, 399, está com inscrições abertas para diversos cursos da área de beleza como Cabeleireiro, Design de Mechas, Técnicas de Embelezamento de Mãos e Pés, Técnicas de Escovas e Penteados e Oficina de Maquiagem Profissional. Matrículas devem ser feitas na própria unidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3422-1069 ou através do site www.senacrs.com.br/alegrete.

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018