Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Mitos e verdade da radiologia

por Cristiano Teixeira Remedy - Bacharel em física com ênfase em física médica; especialista em Radioterapia

As pessoas, quando decidem trabalhar na área da saúde, especificamente na radiologia, sofrem um certo olhar de desconfiança dos amigos e familiares. Embora a maioria das pessoas já tenham feito algum tipo de raios X na vida ainda existe um medo dessa radiação “invisível” e, a partir disso, cria-se esses mitos que muitas vezes são simplesmente falta de informação.

Lembre-se que não é você que escolhe a radiologia e sim ela é quem escolhe você. Parece frase  do mestre  Yoda para seu discípulo Luke. A radiologia, meu querido leitor, te envolve, te instiga, te encanta, e isso não tem preço. Quando você percebe a utilização da radiação em benefício do homem, tem-se a ideia da dimensão desse descobrimento. Veja o salto que a medicina teve e ainda tem com a utilização da radiação para o diagnóstico. Classifico isso como o olho de tandera dos Thundercats -  ampliamos nossa visão além do alcance.

Descreverei algumas perguntas que você já deve ter pensado em fazer ou que algum familiar já tenha feito no momento de sua introdução ao assunto da radiologia.  Vamos lá:

Os exames de diagnóstico por raios X fazem mal?

O mais importante dessa pergunta é saber que toda a parte de radioproteção aplicada nas áreas com radiação, trabalhamos sempre com as doses o mais baixo possível, sem afetar a qualidade da imagem, por isso fique tranquilo: o profissional técnico em radiologia aplicará esses requisitos na formação de sua imagem. Outra questão importante também é a radioproteção do indivíduo trabalhador que, com o conhecimento adquirido, exerce sua função sem risco nenhum. Portanto, os raios X não fazem mal para o usuário.

Depois de utilizar o aparelho de raios X, ele continua emitindo radiação?

O aparelho de raios X funciona como qualquer aparelho ligado à corrente elétrica, senão apertar no botão ligar, não existirá exposição ao feixe de radiação. Por exemplo, seu microondas em casa: se não ligar, ele não aquecerá seu alimento. Seu rádio não trocará música se você não ligar, caso queria parar de ouvir música é só desligar. Uma maneira de observar isso é numa sala de raios X onde existe uma lâmpada colocada acima da porta de acesso. Se estiver vermelha, está ocorrendo exposição à radiação. Agora, se estiver desligada, está liberada. É claro que estamos falando de exposição à radiação para formação de uma imagem da ordem de microsegundos.

Grávidas não podem realizar exames de raios X?

Questionamento importante, você, mulher, que já fez um raio X certamente já foi questionada sobre uma possível gestação. Não fique pensando que o profissional técnico em radiologia está achando você com uma cara de grávida. Dependendo do período da gestação, o feto tornar-se sensível à radiação podendo sofrer alterações nas suas células durante seu desenvolvimento caso seja exposto ao feixe de radiação. Por isso, dessa pergunta, além do cuidado com a radioproteção do usuário normalmente, numa situação de gestação avaliam-se outras formas de obter um diagnóstico por imagem sem utilizar a radiação, ou seja, é avaliado o risco benefício para ambos.

Tem perigo fazer radiografia quando se está amamentando?

O que devemos ter em mente primeiro é que, antes mesmo da realização do posicionamento da paciente para a obtenção da imagem, será feito uma anamnese com todas as perguntas que podem barrar o exame, e isso vale para todas as áreas da radiologia. Não será irradiado nenhum indivíduo desnecessariamente. Respondendo à pergunta, as mães que amamentam não correm nenhum risco ao leite quando se submetem a qualquer tipo de raios X. 

O técnico que realiza exames no leito é meu inimigo mortal?

Não, o técnico que opera os equipamentos no leito para realizar as imagens vai orientá-lo para ficar a uma distância segura. Ele não é o terror da enfermagem! Lembre-se que esse profissional possui o conhecimento necessário para exercer essa função.

Prezados leitores, talvez a sua dúvida não tenha sido citada aqui, esses questionamentos irão ser esclarecidos à medida que se conhece mais a fundo essa área. Por isso, convidamos a você, que ficou interessado a ligar para nós, visitar nossa escola, saber um pouco mais sobre o quadro de professores, os convênios de estágio e, principalmente, as marcas formativas do modelo pedagógico do Senac e verificar o diferencial na formação desse aluno para o mercado de trabalho.

Caso a radiologia tenha escolhido você, parabéns! Bem-vindo a esse mundo em que o conhecimento adquirido irá causar um benefício enorme para os pacientes. Por mais que estudemos conceitos específicos, sejamos acolhedores no momento em que recebermos o paciente para realizarmos essa nobre profissão na área da radiologia.

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018