Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

O profissional de vendas

por Andrea Cogan

Ao perguntarmos qual característica apreciamos em um profissional de venda, com certeza teremos várias. Este é um dos profissionais mais presentes em nossas vidas atualmente. Todos os dias nos deparamos com produtos e serviços que são comercializados em larga escala e se tornam cada vez mais acessíveis à população. Com isso, esse profissional ganha ainda mais importância. 


Entretanto, vender exige bem mais que repetir frases prontas e aplicar a estratégia da insistência ou do desconto. O consumidor está cada vez mais exigente e informado, e para convencê-lo, o vendedor de hoje tem que estar ainda mais bem preparado. 


O que se espera? 
O profissional atual, necessita estar em constante aprimoramento, gerando melhorias e inovações para sua organização. Mas como fazer isso? A competitividade e a globalização exigem profissionais preparados para enfrentar novos desafios e que agreguem conteúdo à equipe. Não basta ser expert devem apresentar habilidades como: tomar a iniciativa e assumir a responsabilidade diante das situações profissionais com as quais se depara; entendimento prático de situações; flexibilidade para saber lidar com mudanças rápidas e repentinas e para aceitar a volatilidade do mercado e a incerteza da rotina; Coragem para arriscar, apesar de não existirem respostas prontas; resistência para encarar uma rotina de imprevistos, pressão e obstáculos e saber superá-los, mantendo sua essência e equilíbrio; otimismo e Equilíbrio

Emocional ter a habilidade de se manter motivado e encarar a rotina de forma positiva, transformando pequenos problemas em grandes soluções; criatividade para pensar diferente, encantar com novas soluções e contribuir com o ambiente de trabalho; comprometimento vontade de fazer a diferença e se envolver com o trabalho que faz – vale lembrar que este envolvimento vem de dentro, e não deve ser ligado apenas ao salário; Capacidade de Aprendizagem para buscar autoconhecimento e aprendizado, crescendo sempre; Visão Generalista e Função de Especialista é bom conhecer um pouco sobre tudo, pois ter informação é um diferencial desde que exista foco; 


Gentileza é o “lubrificante” do atendimento. Quando somos gentis com o cliente, ele tem uma forte percepção de que realmente nós nos importamos com ele. A atitude gentil abre-nos grandes possibilidades para prestar um fantástico atendimento ao cliente. 

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