Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Abuso Emocional: uma reflexão social

por Philip Moshe Preissler da Rosa e Ryan Ribeiro Mancilha

Na sociedade atual, nos confrontamos com diversos tipos de abusos, como: físico, sexual, etc. Mas o abuso emocional, por não deixar marcas visíveis, na maioria das vezes, pode ser negligenciado pelo abusado, pensando que tal ato sofrido é comum em sua vida. Tal fenômeno onde os protagonistas são: o abusado e o abusador, que resulta em marcas profundas da pessoa que convive com essa situação. 


Essa temática é de extrema relevância social e não podemos negligenciá-la, mas fomentar uma reflexão em todos nós, para que possamos ficar atentos a esse problema de saúde pública nacional e mundial. 


Alguns aspectos devem ser considerados num contexto onde, provavelmente, possa estar ocorrendo abuso emocional. Geralmente essas características se tornam explicitas, como: agressões verbais, humilhações, críticas constante, manipulação, intimidação, ameaças. A grande maioria dos abusos emocionais começam na infância e os principais abusadores, são pessoas próximas, como pais, cuidadores e até mesmo professores. Na maioria das vezes, por ser um assunto complexo e pouco discutido no meio social, os próprios indivíduos que praticam o abuso não tem noção desse ato. 


O perfil de um abusador emocional é de uma pessoa insegura, que não conseguiu lidar com as situações do passado, então, ela acaba reproduzindo aquele abuso, que ela sofreu de outras pessoas. 


O abusador tem como objetivo controlar pessoas, o que fica mais dificultoso, como por exemplo, os pais quanto prática deste ato, onde controlam a vida e os filhos a todo momento, sem tem limites, o que acaba gerando um ciclo e no futuro seus filhos acabam por se tornarem abusadores. 


Por isso, as pessoas que identificarem estes sinais e sintomas, é inevitável que tente sair dessa situação e buscar ajuda de quem está próximo, algum profissional da saúde ou alguém que possa acolhê-lo. 
Diante, desta situação problemática, fica a premência de refletirmos mais sobre o assunto, abrindo discussões e gerando ações para que essa violência seja erradicada do pais e do mundo. 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018