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Rio Grande do Sul

Artigo

Da visão à realidade. Você conhece o Pensamento estratégico?

por Paulo Guilherme Michopullos Baldini - Docente do Senac Informática

Um empreendedor que pensa de forma estratégica vê o seu negócio com uma óptica diferenciada. Ele consegue transformar a sua “visão de negócio” em realidade. Os mecanismos, os processos que permitem transformar a visão do negócio em realidade, de forma a determinar sua liderança, aprimorar o trabalho com sua equipe e criar as condições para resolver os problemas do dia a dia, intensificando o pensamento crítico, são conhecidas como Pensamento Estratégico. O mais comum deles, com certeza você já ouviu falar: o plano de negócios.

Ele é uma ferramenta de gestão estratégica com o qual se pode confrontar as mudanças, prever possibilidades e novas oportunidades. Pensar estratégico é como escrever um livro. Cada livro tem uma história que se usa para começar a experimentar uma emoção no final. Então, no seu negócio, você também prevê um resultado ideal, analisa a história, vivencia intensamente o momento e vai construindo cenários de como poderá alcançar a visão.

Alguns critérios são úteis para se desenvolver uma visão estratégica que lhe ajudarão a ajustar etapas nesse processo, tornando-o realidade. 1. Observação: quando você está em um local alto, como um prédio, ao olhar para baixo o seu poder de observação é muito maior, você enxerga mais longe. Aumentando seu campo de observação, você terá mais ciência de como motivar as pessoas, como distinguir um problema e como resolvê-lo, pensando na empresa como um todo. 2. Organização: defina a estrutura e os recursos adequados para o tipo do trabalho que irá exercer. Envolva as pessoas que irão trabalhar com você. Combine a estrutura, os recursos e as pessoas num modelo claro e simples para conseguir um resultado ideal. 3. Ângulos diferentes de visão: pense em algo, uma situação, um problema. Sob vários ângulos. Considere interpretações sob diferentes óticas do mercado, ou ambiental, do produto, do cliente. Essa variação pode ajudá-lo a pensar sobre resultados, condições críticas e alterações nos processos primários.

4. Pessoas:aproveite a inteligência das pessoas que trabalharão com você. Promova o famoso brainstorm. Defina a missão e a visão da empresa e identifique as lideranças. Incentive-as a executar o trabalho, determine delegações, valores, objetivos, funções, compromissos e resultados. Promova a participação e a criatividade de todos. 5. Posicionamento: nesse processo do pensamento estratégico você deverá identificar as condições para que seu negócio seja produtivo, quais as oportunidades presentes, quais as tendências, competências e habilidades requeridas para o seu negócio, as estratégias e táticas para que tudo funcione. Assim, a visão do negócio será direcionada. Suas ideias serão mais conscientes, definidas e confiáveis. Muitos obstáculos surgirão pelo caminho, mas será mais fácil manter sua convicção e motivação para alcançar os objetivos. Permita-me novamente uma observação.

Os temas que trato em meus artigos são todos interligados. Leia-os e verás que se relacionam entre si. E que todos eles, sem exceção, se aplicam não só à sua vida profissional, como também em suas relações sociais e familiares. Quanto mais desenvolvido e aplicado o pensamento estratégico, mais possibilidades de transformar sua visão em realidade. Então, mãos à obra! 

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