Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Ética enquanto fundamento da gestão

por Jaqueline Bairros - Docente do Senac Bento Gonçalves

 

Em meio à grave crise de valores em que nossa sociedade se encontra, onde o país se inunda de fatos relacionados à corrupção, fraudes e tantos outros escândalos, desde as mais sutis atitudes éticas devem ser reconhecidas e incentivadas, principalmente quando falamos da atitude de um gestor com relação à sua equipe e à organização para a qual presta seus serviços.

Infelizmente, ainda são muitas as empresas que buscam o lucro a qualquer custo, sem pensar nos possíveis prejuízos que possa estar gerando, seja ao meio ambiente, à concorrência e a seus colaboradores, fazendo com que as considerações éticas sejam praticamente descartadas de qualquer ação.

No entanto, cada vez mais os próprios consumidores começam a ter uma preocupação além da qualidade dos produtos, exigindo também que a empresa seja ética e atue com responsabilidade social e ambiental.

A partir desta visão, pode-se afirmar que ter conhecimento sobre a identidade moral e ética da organização é essencial para a gestão do líder, seja para mantê-la ou para modificá-la.

A ética empresarial é parte essencial também para a definição da reputação de uma organização, algo fundamental para a sua imagem. Desta maneira, podemos sintetizar que os stakeholders (empregados, consumidores, comunidade...) identificam-se com os interesses da organização à medida que ela se identifica com os seus interesses. “A empresa cria uma rede de relações com esses stakeholders, que exerceriam uma espécie de vigilância sobre seu comportamento” (Alencastro).

Cabe ao gestor, ao líder, portanto, zelar para que sua equipe de trabalho esteja agindo de acordo com aquilo que é correto, que segue às normas e legislações vigentes, preservado a imagem da organização.

Além desta preocupação externa, o líder precisa agir, principalmente, com ética no ambiente interno, com sua equipe de trabalho e com as atividades que desempenha.

A ética no ambiente de trabalho traz à rotina do gestor um exercício diário e prazeroso de honestidade, empenho, confiabilidade, entre tantos outros, que o norteiam em momentos de tomada de decisões e como adotá-las. Ao final de cada processo, a recompensa é ser reconhecido, não só pelo seu trabalho, mas também por ser exemplo de conduta ética e de valores.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018