Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A importância de escrever e falar bem no meio corporativo

por Jane Maria Dalpizzol Ficagna - Docente do Senac Bento Gonçalves

 

 

Vive-se em um tempo de muita rapidez, tudo deve ser rápido, acelerado e intenso. Com isso, a linguagem das mídias sociais, cheias de abreviações, gírias e, também, porque não dizer de erros gramaticais, é amplamente usada, principalmente, pelos jovens.

Porém, não podemos esquecer que tudo o que é publicado nas mídias sociais é visto por um grande número de pessoas. Dessa forma, precisamos atentar para o que divulgamos nesses meios.

No ambiente corporativo, o informalismo deve ser deixado de lado. É preciso mostrar o nosso melhor e isso inclui uma boa capacidade de comunicação, seja ela, escrita ou na fala. Lembro aqui, que algumas empresas já fazem provas de redação em seus processos seletivos. É importante salientar que a habilidade para escrever bons textos e mensagens bem articuladas exige dedicação, treino e o hábito de ler muito.

Mensagens em e-mails e apresentações de slides em reuniões ou outras situações com: erros ortográficos, mal redigidas, sem objetividade e com falta de clareza geram a impressão de pouco profissionalismo e descuido com a questão gramatical, criando situações constrangedoras para o colaborador e, também, para a empresa.

Então, na hora de se comunicar no meio corporativo, é importante estar atento ao contexto que está inserido e aos destinatários. Para isso, seguem algumas dicas:

-Esqueça a informalidade das mídias sociais;

-Caso tenha dificuldades busque auxílio em gramáticas ou com pessoas da área;

-Sempre revise o que escreveu antes de enviar ao destinatário;

A forma como você escreve ou fala no ambiente corporativo denotam o tipo de profissional que você é. Então, divulgue o seu melhor. E, lembre-se: o Senac está ao seu lado para auxiliá-lo no sucesso de sua carreira profissional. 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018