Os benefícios de uma boa oratória
por Lara Elisane Silva - Advogada, especialista em Comunicação e Mestra em Educação
Um bom orador tem mais facilidade de expor suas ideias e projetos. Você provavelmente já sabe que uma pessoa que fala bem acaba tendo mais e melhores oportunidades profissionais, isso não é novidade. Porém, são poucas as pessoas que dão o primeiro passo em direção a um treinamento específico. A oratória é considerada como a arte de falar em público no tempo que temos disponível, de maneira clara e direta, de modo que a mensagem atinja o seu objetivo. E a verdade é que falar bem é importante para qualquer situação.
No curso de Comunicação, Dicção e Oratória do Senac, os pontos mais citados como dificuldades entre os alunos para falar são: timidez, confusão de ideias nos discursos e falta de confiança. Mas nada está perdido, pois é possível aprender não somente a falar melhor (linguagem oral), mas também a organizar as ideias e a expressar-se com mais tranquilidade. É preciso desenvolver autoconfiança para gerar credibilidade.
Os benefícios para quem investe no seu desenvolvimento com o curso de Dicção são: autoconhecimento, controle das emoções e melhora nas apresentações. Além da consciência corporal, o curso de Dicção e Oratória trabalha a postura, voz, expressões faciais, gestos, movimentos, respiração, conteúdo e comunicação assertiva.
E sobre coragem, já dizia, Nelson Mandela: “Aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo. ”
Caso você, que está lendo este artigo, não tenha a habilidade da oratória, não se preocupe, porque ela pode, sim, ser desenvolvida para não permitir que falhas na comunicação interfiram em seu desenvolvimento profissional e nas suas relações afetivas. A melhor maneira de vencer o medo, é treinando a sua fala.
Com as técnicas e os métodos certos, até os mais tímidos também podem se expressar bem em público. Os docentes do Senac vivem a oratória no dia a dia e estão capacitados para apresentar conteúdos, exemplos e perceber as melhores formas de aprofundar seus conhecimentos por meio de feedbacks, dicas e trocas.
Um orador é quem tem algo a dizer. E com um treinamento específico é possível, sim, desenvolver habilidades comunicativas para alcançar os seus objetivos.
Advogada, especialista em Comunicação e Mestra em Educação
Orientadora de Educação Profissional do Senac-RS