Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A organização do pensamento na Oratória

por Stela Vasconcellos - Professora de Oratória

Falar em público é um dom que pode ser desenvolvido. Algumas pessoas têm mais facilidade do que outras e aproveitam pequenas oportunidades para se exercitar. Assim surgem oradores que se transformam em grandes exemplos. Para quem deseja aprender a falar em público com segurança, o aspecto mais importante a observar é a organização do pensamento do orador.

A organização mental do conteúdo a ser apresentado é responsável por mais de 50% da segurança de quem vai transmitir uma mensagem em público. O restante se divide entre o controle da respiração diafragmática e a espontaneidade.

Organizar uma apresentação ou discurso é fundamental ao orador. Quando ele ainda não formou opinião sobre o assunto, é melhor adiar sua manifestação, porque, para falar claro, é preciso pensar claro. Para começar a estruturar o que pretende falar, é interessante preparar um texto de rascunho.

Depois de sublinhar as palavras mais importantes, o orador iniciante deve escolher as expressões que representam suas principais ideias e formular uma estrutura de tópicos, que podem compor uma pequena ficha ou tablet. No início, não é feio falar usando um roteiro, desde que ele não contenha textos inteiros.

O texto criado para a organização do pensamento não precisa ser seguido frase por frase, como pensa a maioria. Uma vez identificada a ideia central, ela deve ser explicada com as palavras que fluírem no momento da fala. Quanto à escolha das palavras, não se esqueça de que o hábito da leitura é que garante o vocabulário.

Nas primeiras manifestações, esse processo pode parecer cansativo. Porém, ao final do evento, virá uma incomparável sensação de vitória. Aproveitando as oportunidades que surgirem com humildade e paciência, é possível transformar o roteiro escrito pelo desejado roteiro mental. Depois disso, basta escutar o som das palmas!

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018