Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Motivação em Equipes de Vendas

por Vânia Alice Knob Meller

Fazer a diferença, quando se trata de atendimento em vendas, é algo que levanta uma série de questões que merecem atenção, especialmente para os gestores, que devem ser líderes focados em resultados. Para isso, precisam motivar e ser exemplo para suas equipes.

Para tanto, muitos se perguntam como motivar pessoas e suas equipes? Primeiramente, o líder gestor, que está à frente de uma equipe de vendas, deve frequentemente incentivar as pessoas de sua equipe a se autodesenvolverem e motivá-las a serem, além de pessoas melhores a cada dia, também profissionais de excelência. Para isso, é importante o líder trabalhar na sua equipe de forma que todos entendam que é extremamente fundamental, que devem ser parceiros entre si, um time com único objetivo: resultados positivos.

Ainda é de suma importância fazer com que esse time entenda que hoje temos clientes exigentes em busca de qualidade e bom atendimento, e que estes valorizam muito o seu dinheiro. Certamente o cliente irá investir sua renda onde ele encontra um misto de suas necessidades e desejos atendidos, juntamente com um atendimento personalizado e excelente. Ainda podemos salientar questões como crises que vão e vem, com as quais o mercado sofre os impactos, são fatores que desmotivam os profissionais no ramo do comércio, como vendedores e seus líderes, sendo que estes geralmente precisam bater metas de vendas.

Esses pontos tão relevantes nas equipes de vendas partem de suas lideranças, ou seja, a equipe precisa de um exemplo a seguir, uma inspiração, uma referência, como se fosse o coaching ou técnico de um time de futebol, e tudo isso agregado ao conhecimento técnico, habilidades e estar sempre atualizado. O líder também deve aprender, primeiramente, a se automotivar diariamente, ser uma pessoa com um diferencial, em que a equipe possa ver seu líder como esse exemplo.

Então surge uma pergunta: como as equipes e seus líderes podem buscar e aperfeiçoar essas atribuições? Principalmente em capacitações e reciclagens constantes, sendo que é uma das ferramentas mais eficazes para interações construtivas, e certamente faz com que as pessoas possam visualizar "o novo", sair da zona de conforto, conhecer formas diversas de motivação e, automaticamente, estarem automotivadas. É indispensável estar sempre por dentro das novas tendências, o mercado está em constante inovação.

Assim, percebemos que a motivação é essencial para todos os integrantes de uma equipe de vendas, desde o vendedor até o gestor líder, pois esse é o fator chave de ótimos resultados, já que uma equipe motivada consegue ver ótimas e excelentes oportunidades em qualquer cenário do mercado, ou seja, com ou sem crise.

 

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