Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A mudança nas organizações começa por você quebrar alguns paradigmas

por Humberto Adolfo Messer - Docente do Senac Três Passos

Você que é uma pessoa jovem. Quantas vezes em sua vida já ouviu isto? Não achou meio estranho? Logicamente isso fazia sentido. Até bem pouco tempo atrás não estava errado falar assim, bem como quando diziam e ainda dizem também: tenho este negócio herdado de meus pais e avós, que sempre fizeram e agiram assim e deu certo, portanto vou continuar dessa mesma forma, até por uma questão de segurança.

Justificava-se, pois, que a economia era mais estável, não haviam bruscas modificações, o mercado não era tão ágil e flexível, mais local e sem muita concorrência, não haviam muitas informações nem a tecnologia que hoje temos à disposição, de forma que os produtos e ações, necessariamente quase não alteravam, pois, o foco era mais centrado no produto do que no cliente, o que hoje se faz da forma inversa.

Contemporaneamente, temos que, com uma certa naturalidade, considerar a globalização como um instrumento que fez com que tenhamos negócios de todos os tipos, em todas partes do mundo de forma online, ou seja, instantaneamente, muito flexível e adaptável a quaisquer modificações econômicas diárias ou circunstanciais. Isto faz com que tenhamos que nos encaixar e assimilar essas alterações aplicando-as em nossas ações diárias e de imediato.

Requer conhecimentos atualizados e específicos a cada área, basicamente na de administração e estendendo-se às demais adjacentes, como logística, marketing, recursos humanos, qualidade, pois do contrário teremos muitas dificuldades em entender o processo e atuar de forma a acompanhá-lo, o que geralmente traz a insolvência de muitos e jamais chegam a tornar-se “Organizações”.

É de tão fácil compreensão a partir do momento em que definimos, comparamos e conceituamos as empresas como “firma” e “organizações”.

A primeira é aquela empresa que sequer conhece os seus clientes e demais partes interessadas, às vezes, tampouco os seus próprios produtos, enquanto que a segunda é a empresa com uma cultura organizacional bastante sólida, onde as melhorias são facilmente vistas e a imagem que a ela passa junto à sociedade é bastante forte, ou seja, é positiva. Os funcionários são altamente qualificados e desfrutam de vários benefícios.

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018