Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Saúde do trabalhador e a Síndrome de Burnout

por Andrea Karla Breunig - Docente - Segurança do Trabalho

A Síndrome de Burnout também conhecida como síndrome do esgotamento profissional. Enfermidade que está cada vez mais presente no ambiente de trabalho, é o resultado de um estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições desgastantes. Ela se desenvolve como resposta ao estresse ocupacional crônico e pode ser encontrada em qualquer profissão, mas, em especial, naquelas que trabalham em contato direto com pessoas.  É o caso dos profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social, recursos humanos, bombeiros, policiais, advogados e jornalistas. 

Sintomas 

As principais manifestações da doença são a sensação de esgotamento físico e emocional e isso se reflete em todas as áreas da vida por meio de: 

Agressividade, 
Impaciência, 
Isolamento, 
Ansiedade, 
Depressão, 
Baixa autoestima, 

Dificuldade de concentração, 

Mudanças de humor; 

Lapsos de memória. 

Questões envolvendo a saúde física também podem estar relacionadas com a Síndrome de Burnout, como dores de cabeça e enxaquecas, pressão alta, insônia, dores musculares, problemas estomacais, falta de apetite, sudorese e palpitação.  A exaustão profissional é bastante limitadora, trazendo impedimentos para se realizar tarefas normais e se ter uma vida de qualidade.  O que fazer? 

Para o diagnóstico da síndrome é indispensável a avaliação de um especialista, que realizará um exame clínico minucioso para analisar se os problemas enfrentados estão relacionados ao ambiente profissional que causa o estresse ou se são atitudes da própria pessoa.  Orienta-se buscar boa saúde física, dormir e alimentar-se bem, praticar atividades físicas e manter hobbies e interesse pela vida social. 

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018